Internacional Titulo
Otan e UE oferecem auxílio militar para operações em Darfur
Da AFP
17/05/2005 | 17:55
Compartilhar notícia


A UE (União Européia) e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) declararam-se dispostas a apoiar militarmente as tropas que lutam pela paz da UA (União Africana) em Darfur, oeste do Sudão, zona de guerra civil.

Segundo o comunicado da Comissão da UA, Alpha Oumar Konareh, a UE pretende formar novos efetivos de policiais e ajudar no transporte aéreo desses efetivos, sem o envio de tropas à região. Oumar destacou que, no máximo, "algumas dezenas de especialistas" farão parte do efetivo da União Européia.

A Otan se ofereceu para auxiliar na área de transportes, logística e planejamento operacional, contrária ao envio de tropas, uma vez que a UA pretende enviar cerca de 8 mil homens a Darfur, aumentando o número de soldados para mais de 10 mil militares. Até o final deste mês, o número de soldados da UA pode atingir mais de 3200 homens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;