Nacional Titulo
Indústria é multada por jogar soda cáustica no rio Sorocaba
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 15:31
Compartilhar notícia


A indústria têxtil Fiaçao Alpina de Votorantim, regiao de Sorocaba, foi multada nesta quarta em R$ 85 mil por lançar de soda cáustica no rio Sorocaba, causando uma mortandade de peixes na segunda-feira. A direçao da empresa nega ter despejado soda no rio e informou que prepara recurso contra a autuaçao.A multa, equivalente a 10 mil Unidades Fiscais do Estado de Sao Paulo (Ufesp), é a maior prevista pela legislaçao ambiental para casos de contaminaçao de mananciais. A empresa também foi notificada a construir bacias de contençao no sistema de tratamento de efluentes para evitar o risco de nova contaminaçao, sob pena de interdiçao.

A mortandade foi constatada por pescadores, na manha de segunda-feira, em um trecho de quase cinco quilômetros do rio, entre Sorocaba e Votorantim. Eles encontraram corimbatás de até três quilos boiando. Técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) recolheram peixes mortos e amostras da água, iniciando as investigaçoes sobre as causas.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, e o presidente da Cetesb, Dráusio Barreto, acompanharam pessoalmente as apuraçoes. A presença do hidróxido de sódio (soda cáustica) foi constatada através do exame do ph da água, que estava a 10.7 quando o limite máximo é 7.0. A Fiaçao Alpina utiliza esse produto químico no processo de preparaçao das fibras em sua malharia.

Na inspeçao, os técnicos constataram que um dos dois tanques que acondicionavam 45 mil metros cúbicos de soda diluída apresentava problemas de corrosao. A empresa alegou que os setores de beneficiamento que se utilizam da soda cáustica estavam parados desde o último dia 22, em razao de férias coletivas. As águas do Rio Sorocaba, afluente do Tietê, sao usadas para abastecimento da populaçao em Boituva e Cerquilho, cerca de 50 quilômetros à jusante de Sorocaba, mas os técnicos descartavam, hoje, a necessidade de suspender a captaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;