Política Titulo
Crise ameaça prestígio do PSDB de Diadema
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/06/2011 | 07:45
Compartilhar notícia


O revés do ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos em sua tentativa de renovar seu mandato na Assembleia emergiu uma crise profunda no PSDB de Diadema. O partido sofre gradativo processo de esvaziamento político e, com a recente derrocada eleitoral do tucano, não existem garantias de ele se manter como principal rival do PT na cidade.

A legenda nunca governou Diadema, mas tinha no mandato estadual de José Augusto uma bandeira fincada dentro da política do município. Sem o tucano na Assembleia, a sigla encontra problemas sérios para formar uma chapa de vereadores capaz de, pelo menos, repetir o desempenho no pleito municipal em 2008, quando abocanhou três cadeiras na Câmara.

"O momento de hoje é muito difícil. Estamos evidentemente enfraquecidos na cidade. Hoje, o quadro não é dos melhores", reconhece o vereador José Dourado, que assumiu a presidência do PSDB local com a missão de resgatar o prestígio tucano em Diadema.

Desde as eleições de 2008, quando José Augusto perdeu para o petista Mário Reali ainda no primeiro turno, o PSDB vive dias turbulentos e desfiliações em massa. Os suplentes Lúcio Francisco de Araújo, José Hudsomar Rodrigues Jardim, o Zé do Bloco, Valmir Apolinário e João Alves dos Santos, o Zinho, deixaram o partido depois do pleito de 2008. Juntos eles somaram 6.378 votos e contribuíram decisivamente para a abertura de três cadeiras para o PSDB no Legislativo.

 

OUTRAS SAÍDAS

A crise interna também atingiu em cheio os tucanos eleitos em Diadema. Os vereadores Lauro Michels e Márcio Paschoal Giudicio, o Márcio da Farmácia, demonstraram publicamente insatisfação com o perfil atual da legenda e sinalizaram deixar o PSDB antes de setembro, prazo determinado pelo TSE para mudanças políticas antes das eleições de 2012.

Michels justifica sua desfiliação pela vontade de disputar a Prefeitura de Diadema no ano que vem. Sua intenção, porém, esbarrou em mais uma nova candidatura de José Augusto. O vereador até tentou direcionar a discussão para que houvesse prévias para definição do candidato tucano em Diadema, mas sua proposta não emplacou.

Por conta disso, Michels já negocia seu ingresso em outras legendas. A mais próxima, segundo o próprio parlamentar, é o PV. O vereador já teria até conversado com a deputada estadual Regina Gonçalves, representante maior da legenda em Diadema, para acertar os detalhes de sua filiação. Além do PV, o PSD chegou a sondar o político.

Márcio da Farmácia também dificilmente permanecerá nos quadros tucanos. O vereador teria um acordo verbal com Michels para apoiar o correligionário em sua empreitada rumo à Prefeitura em 2012.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;