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Entrega noturna reduz custos, diz Pao de Açúcar
Do Diário do Grande ABC
14/10/1999 | 11:53
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O diretor de abastecimento do Grupo Pao de Açúcar e coordenador do sub-comitê de padronizaçao do ECR-Brasil, Jean Claude Sauron, disse na manha , que a implantaçao do projeto "entrega programada noturna", em andamento há um ano, trará benefícios imediatos tanto ao varejo quanto a indústria. A longo prazo, explica, irá reverter em queda de preço ao consumidor.

Segundo ele, o grupo Pao de Açucar já trabalha com este sistema na entrega de frutas, verduras e legumes, na sua cadeia de lojas, há cerca de 10 anos.

Em meados de 1998, o Grupo abriu seu leque e passou a distribuir todo segmento de laticínios também no horário noturno. "A experiência revela que a médio prazo foi registrada uma queda de 15% no quadro de funcionários do setor de recebimento de mercadoria", afirma.

A diminuiçao na perda de mercadorias, no setor de hortifruti, calcula, atingiu 10% e o estoque que em julho de 98 era de 8 dias foi reduzido para 6 dias em idêntico período deste ano.

Pelas suas contas, o Pao de Açúcar hoje já reduziu os custos globais em 0,5%. "O percentual é pequeno mas representa muito dinheiro", enfatiza.

Sauron participa do seminário "Entrega Programada Noturna do ECR-Brasil" que está sendo realizado nesta quinta-feira pela manha na sede da Associaçao Brasileira de Supermercados (ABRAS), em Sao Paulo.

Amélio Fabbro, gerente do serviço ao cliente da Nestlé e também coordenador do sub-comitê, acrescenta que a entrega noturna poderá significar um corte de 50% na frota das indústrias e reduzir de 3 horas para 1h20 a chegada da mercadoria no varejo, na cidade de Sao Paulo. Ele lembra que 80% da entrega das indústrias sao feitas na capital paulista.

Segundo o gerente da Nestlé, hoje apenas o grupo Pao de Açúcar opera dentro desse novo sistema e a intençao neste seminário é sensibilizar todo o varejo da necessidade de cortar gastos. "O fornecedor terá uma reduçao de devoluçoes operando dentro da nova proposta além de diminuir o desgaste de equipamentos, gerando menor perda, garantindo a integridade do produto, queda no pico de abasteciemnto e reduçao nas multas", afirma.

Por parte do consumidor, explica, haverá um ganho com o atendimento mais ágil oferecendo produtos de melhor qualidade. Representantes de empresas de porte como Sadia, Perdigao, Parmalat e do setor varejista do Carrefour, Paes Mendonça, entre outros, participam do evento.




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