Economia Titulo
Iraque pode vetar candidatura saudita à secretaria da Opep
Do Diário do Grande ABC
30/06/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


Funcionários do Ministério de Recursos Minerais disseram nesta quarta-feira que o Iraque possivelmente vetaria a candidatura saudita à secretaria-geral da Organizaçao dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Segundo as fontes, o Iraque nao apoiará a candidatura de Sulaiman al-Harbash, da Arábia Saudita, país que o Iraque responsabiliza pela queda dos preços mundiais do petróleo no ano passado.

O Iraque está ressentido com a Arábia Saudita porque esse país se recusou a reduzir sua produçao aos níveis de 1990. Os sauditas, ao contrário, aumentaram sua extraçao de 3 milhoes para 8 milhoes de barris diários depois das sançoes impostas pela ONU ao Iraque após a invasao do Kuwait, em 1990, que impediram os iraquianos de exportar seu petróleo.

O secretário-geral da Opep, o nigeriano Rilwanu Lukman, deixará o cargo em setembro, para assumir a funçao de assessor presidencial para petróleo em Abuja, a capital da Nigéria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;