Política Titulo
Grupos fecham acordo para comissões
Matheus Adami
Especial para o Diário
18/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Um acordo entre a base de sustentação ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e os dez vereadores da oposição deve colocar fim hoje ao impasse da composição das comissões permanentes na Câmara. A questão segue em aberto desde o fim de janeiro, quando a juíza Maria Laura de Assis Moura Tavares, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São Bernardo, anulou a votação (leia mais ao lado).

Na segunda-feira, o presidente da Câmara Otávio Manente (PPS) sinalizou aos vereadores do PMDB, PSDB e PSB, que formam o "grupo dos dez", o intuito de chegar a um consenso para que a questão não seja definida por sorteio, conforme a determinação judicial. "O mais importante é que existe a vontade de ambas as partes. Quando existe vontade, as coisas podem acontecer", disse o comandante do Legislativo.

Do outro lado do balcão, os dez oposicionistas já fazem planos. Segundo os vereadores, o acordo deverá beneficiar o grupo com o comando de sete comissões. As outras sete (excetuando-se a Comissão Mista, formada por todos os líderes de bancadas) ficariam sob o controle dos aliados. "Estamos dialogando com a situação. Ontem, o presidente da Câmara conversou com a gente, colocamos a possibilidade de acordo e isso está sendo estudado. A condição que colocamos foi dividir", afirmou o líder da oposição na Casa, Ary de Oliveira (PSB). A idéia, no entanto, não foi confirmada por Manente.

O socialista negou também os rumores de que o PMDB estaria se juntando à sustentação. "O grupo está fechado, se não houver acordo, terá sorteio. Só há essas duas alternativas." "Isso não existe", declarou o peemedebista Gilberto França, que contabilizou o provável comando de duas comissões - caso o acordo seja formalizado. Para o parlamentar, a única certeza é que a sigla não deve ficar à frente de um dos grupos de trabalho mais importantes da Casa: o de Finanças e Orçamento.

Caso a divisão realmente ocorra, os vereadores garantem que será de forma equivalente, isto é, as comissões de maior relevância serão divididas (os aliados ficariam com o comando da comissão de Justiça e Redação) e as demais seriam repartidas de forma igualitária.

Supervisão Juliana de Sordi Gattone




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;