Nacional Titulo
Brasil pretende adquirir porta-avioes francês
Do Diário do Grande ABC
31/03/2000 | 13:44
Compartilhar notícia


O Brasil deseja adquirir o porta-avioes francês ``Foch', que está a caminho do Rio de Janeiro, onde chegará na próxima quinta-feira. Doze oficiais da marinha brasileira se encontram a bordo do navio. As informaçoes sao do ministério francês da Defesa.

O Foch foi construído há quase 37 anos e deve abandonar a marinha francesa depois que entrar em serviço o porta-avioes nuclear ``Charles De Gaulle', no segundo semestre deste ano, indicaram fontes do ministério.

A marinha brasileira quer comprar o Foch para substituir seu porta-avioes Minas Gerais (20 mil toneladas de carga), comprado da marinha britânica em 1956. Em 1999 a marinha do Brasil adquiriu no Kuwait, 23 avioes de combate americanos A-4M Skyhawk, que poderiam ser utilizados no Foch.

As discussoes sobre a cessao onerosa do navio à marinha brasileira estao em plena atividade. Qualquer decisao de venda está subordinada à autorizaçao da Comissao Interministerial de Estudo da Exportaçao de Materiais de Guerra (CIEEMG), da Secretaria Geral de Defesa Nacional (SGDN).

O Foch iniciou em 15 de janeiro sua última campanha acompanhado por seu grupo aeronaval (fragata lança-foguetes, petroleiro abastecedor, barco fábrica e anti-submarinos), que deve durar três meses e meio. A esquadra passou pelo Canal de Suez, antes de seguir em direçao aos Emirados Arabes, India, Cabo da Boa-Esperança, Rio de Janeiro e Dakar. Os oficiais brasileiros embarcaram em Cidade do Cabo, na Africa do Sul.

O porta-avioes (33 mil toneladas de carga) participou de operaçoes aéreas da Otan contra a Iugoslávia, em 1999, durante a crise em Kosovo; da guerra da Bósnia; e, nos anos 80, da guerra do Líbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;