Política Titulo
PCdoB também quer espaço no governo Aidan
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
11/01/2011 | 07:40
Compartilhar notícia


A estratégia de alinhar os partidos da base de sustentação com o governo através da distribuição de secretarias às legendas pode começar a dar dor de cabeça ao prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB). Isso porque até mesmo o PCdoB, que sequer possui representação na Câmara, já cobra maior espaço na administração petebista.

O desejo é exprimido após anúncio feito na semana passada pelo secretário de Finanças e de Gabinete, Nilson Bonome, garantindo a criação de mais duas Pastas: a de Esportes e Turismo, áreas que seriam dissolvidas da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; e a de Acessibilidade, que ficaria responsável pela formulação de políticas públicas a portadores de deficiência.

Na ocasião, Bonome (que ontem assumiu temporariamente a Secretaria de Saúde, em substituição a Arnaldo Augusto Pereira, em férias) pontuou que nenhum aliado ficaria de fora das conversas que definirão o comando das novas Pastas, cujos projetos de criação ainda serão votados pela Câmara em fevereiro, após o retorno do recesso parlamentar.

Contudo, limitou as possibilidades aos sete partidos aliados ao PTB que dão base a Aidan no Legislativo (PSDB, DEM, PSB, PMDB, PV, PDT e PSL). A manobra, no meio do mandato, visa amarrar as siglas com o chefe do Executivo para 2012, quando tentará a reeleição ao Paço.

O presidente municipal do PCdoB, Antonio Renan Arrais, admite que o partido, por não ter vereador, sai em desvantagem na disputas pelas secretarias. No entanto, saca da manga trunfo para, segundo ele, colocar os comunistas em igualdade de condições no certame: a bagagem adquirida pela sigla no Ministério dos Esportes, comandado por Orlando Silva, ser transferida à Secretaria de Esportes e Turismo a ser criada pelo governo andreense.

"Isso sem dúvida facilitaria a interação de Santo André com o governo federal. Nos sentimos aptos a colaborar nesta área", confirmou Arrais. "Também podemos contribuir no Departamento de Educação do Trabalhador", atenta, em virtude de o PCdoB ter ocupado o cargo à época da gestão do ex-prefeito João Avamileno (2002 a 2008).

CAMINHO LIVRE

Líderes dos partidos que dão base a Aidan na Câmara não demonstraram preocupação com mais uma sigla entrando na briga pelas secretarias. "O PCdoB é coirmão nosso. De forma alguma causa situação embaraçosa", minimizou o presidente do PSB, José Ricardo. O socialista admite, porém, que assumir secretaria neste momento significa também selar aliança pela reeleição de Aidan. "O jogo político é este mesmo."

Já o líder do PSDB, Paulinho Serra, considera "legítimo" o desejo do PCdoB, mas ataca a linha adotada pelo Executivo, que sinalizou oferecer as Pastas a partidos que comandam as mesmas áreas em outras esferas de governo. "Este tipo de condução é vergonhosa." (MR)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;