Política Titulo
Canadá quer contato com governo Lula
19/01/2003 | 19:44
Compartilhar notícia


O ministro de Assuntos Estrangeiros do Canadá, Bill Graham, visita o Brasil nesta semana para discutir com as autoridades do novo governo o “Plano de Ação para Revigorar as Relações Brasil-Canadá”. A ligação entre os dois países está estremecida desde 2001, por conta do desenrolar do conflito comercial Embraer-Bombardier, que culminou com a suposição canadense de que a carne brasileira poderia estar contaminada com a doença da vaca louca. O caso teve forte repercussão interna e houve, inclusive, movimentos populares e de trabalhadores de boicote contra produtos canadenses.

Desde o episódio, a imagem do Canadá entre os brasileiros não é das mais positivas. E, apesar da conduta diplomática, o ex-chanceler Celso Lafer nunca escondeu sua mágoa em relação à conduta canadense, que afetou a imagem da carne brasileira no exterior.

A reversão desse quadro de antipatia seria, segundo uma fonte diplomática, uma das principais razões para o Canadá buscar um contato com o novo governo já nos primeiros dias da administração de Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil é o principal parceiro comercial do Canadá na América do Sul, com um comércio bilateral ao redor de US$ 3 bilhões anuais.

Graham, segundo a agenda, encontra-se nesta segunda com o ministro da Defesa, José Viegas; com o secretário dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda; com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; e com a ministra de Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva. Amanhã, Graham reúne-se com ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

No plano de ação canadense, serão apresentados temas ligados a relações políticas bilaterais, hemisféricas e globais, intercâmbio acadêmico, cultural e educacional, cooperação militar e em áreas ainda não exploradas, como ciência e tecnologia, esportes e direitos humanos. “Quero oferecer as mais calorosas congratulações à nova administração e demonstrar nossa intenção de trabalhar em conjunto nas questões de interesse mútuo”, afirmou o ministro, no comunicado que confirmou sua visita ao Brasil.

A crise da Venezuela estará na pauta do encontro entre Graham e Amorim. O Canadá, segundo a assessoria do ministro Graham, está comprometido a trabalhar com o Brasil e outros países da OEA (Organização dos Estados Americanos) na busca por soluções aos desafios à democracia na região.

A respeito do direito de retaliação comercial que os dois países têm a exercer sobre o outro, por causa do julgamento do contencioso Embraer/Bombardier pela OMC (Organização Mundial do Comércio), Brasil e Canadá estão negociando formas de acabar com subsídios à indústria de aviação para que a retaliação não seja exercida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;