Cultura & Lazer Titulo
Oscar sem surpresas
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
27/02/2011 | 09:18
Compartilhar notícia


Podem falar o que quiser, mas a entrega do Oscar é um evento que reina soberano entre as premiações da sétima arte. A categoria de melhor filme - a principal entre todas - está indefinida, o que torna a cerimônia muito mais interessante. Todas as dúvidas serão respondidas hoje à noite, às 22h (horário de Brasília). A premiação será transmitida ao vivo do Kodak Theatre, em Los Angeles, pela Globo e pelo canal fechado TNT. Este último apresenta a chegada das estrelas ao tapete vermelho a partir das 21h.

Algumas categorias parecem já ter seus vencedores conhecidos, casos de Christian Bale, como melhor ator coadjuvante, Natalie Portman, na briga por melhor atriz, e Colin Firth, como melhor ator. A diversão fica por conta dos momentos em que não se sabe o que realmente pode ocorrer. David Fincher (A Rede Social) e Tom Hooper (O Discurso do Rei) surgem como candidatos ao apogeu de melhor diretor - talvez o primeiro tenha uma pequena vantagem. A categoria tem grande força na escolha do filme da temporada, sendo que, nos últimos dez anos, oito cineastas vencedores viram suas obras serem coroadas. No ano passado, a cineasta Kathryn Bigelow e seu longa Guerra ao Terror foram premiados.

Enquanto O Discurso do Rei segue linha britânica e com história mais clássica, A Rede Social aposta nos conflitos humanos de conto de fadas moderno. A corrida tem sido tão dura que correram boatos de que o roteiro do longa de Tom Hooper esconderia a simpatia do rei George VI pelo regime nazista. O fato parece ter sido usado para que o júri levasse em conta o ‘erro' para não escolhe-lo na categoria.

Pelo segundo ano consecutivo, o Oscar de melhor filme será disputado por dez concorrentes. Entre eles está a ótima animação Toy Story 3, que finaliza as aventuras dos brinquedos Woody, Buzz Lightyear e companhia. O roteiro se une a uma bela mistura de momentos dramáticos com tiradas engraçadíssimas de seus personagens. A obra surge na lista com méritos e, merecidamente, merece ser recompensada com a cobiçada estatueta. A antipatia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por desenhos animados faz com que não sejam levados a sério.

A apresentação da festa fica por conta dos atores James Franco e Anne Hathaway. A dupla substitui a tradicional presença de comediantes como mestres de cerimônia. O casal à frente dos holofotes talvez seja uma forma de apontar que mais uma leva de astros está ficando para trás e que a nova geração de atores e estrelas começa a tomar seu espaço. Além de populares, Franco e Hathaway têm demonstrado competentes atuações e já têm no currículo indicações aos Oscar.

Os nomes dos ganhadores das 24 categorias da 83ª edição foram entregues na terça-feira e atenção do mundo nesta noite se volta para o abrir dos envelopes.

Entenda as categorias

O glamour da premiação fica por conta das categorias voltadas para as estrelas do cinema, casos de melhor ator e melhor atriz. Mas o restante da festa celebra também os profissionais das áreas técnicas. Para o grande público, alguns prêmios específicos não chamam a atenção e são um pouco complexos. Um dos grandes favoritos na maioria dessas estatuetas é A Origem, de Christopher Nolan.

Categorias como melhor figurino e maquiagem falam por si. Mas o que é levado em consideração nas demais categorias técnicas?

Uma das mais interessantes ao olhar do público é a de melhores efeitos especiais. Quanto mais explosões, cenários digitais e personagens feitos por computadores, melhor. Um forte concorrente neste ano é Alice no País das Maravilhas. A visão do diretor Tim Burton sobre a história infantil necessitou de muitos efeitos e uso de telas verdes para criar o mágico universo do Chapeleiro Maluco.

Na categoria de melhor fotografia, é considerado todo o conjunto da imagem vista. A presença de luz natural ou artificial e o jogo de sombras, por exemplo, são questões a serem observadas na beleza exposta nas telas.

Uma boa edição é responsável por dar ritmo ao filme e controla como tudo ocorre durante o desenvolvimento da história. Os cortes devem ser feitos a favor do bom andamento da trama.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;