Política Titulo
Frank Aguiar já admite não ser o vice de Marinho
Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
02/09/2011 | 07:18
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O vice-prefeito e secretário de Cultura de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), cogitou não continuar como vice do prefeito Luiz Marinho (PT) na corrida à reeleição. O petebista afirmou que não irá impor vontade própria, mas garantiu que, independentemente da posição petista na composição da chapa, apoiará o chefe do Executivo na eleição de 2012.

Frank é o principal cotado para dividir legenda com Marinho. Porém, alguns aliados da administração defendem troca no posto. Nos bastidores, comenta-se que o secretário de Governo, Maurício Soares (PT), estaria interesado na vaga. O presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira, também é cogitado.

"Estarei com ele (Marinho) de qualquer forma. Sendo secretário ou não, sendo apenas eleitor", garantiu o petebista. "Não vou ser político irresponsável. Não é porque fiquei magoado com as minhas pretensões (no caso de ser preterido)que irei apoiar um projeto que não é bom para cidade", afirmou o atual vice, durante inauguração do escritório político do PTB em São Bernardo.

Em junho, o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado, conversou com Marinho e assegurou que o petista bancara Frank como vice na briga pela reeleição. O cardeal petebista reiterou ontem o compromisso firmado com o prefeito de São Bernardo. "O Marinho é um homem leal. E lealdade é a cicatriz da alma do político. É o carimbo da alma de um homem."

Apesar de preparar terreno à possível troca na chapa governista, Frank pressionou levemente a cúpula petista. Lembrou que aceitou ser vice de Marinho quando havia acabado de se eleger deputado federal e que "espera que a recíproca seja verdadeira". "Acredito nesse sentimento deles (de reconhecimento) e não seria de outra forma que eles iriam retribuir."

Marinho tem evitado sacramentar a escolha do vice. Mas sempre faz questão de ressaltar que Frank reúne todas as condições de se manter no posto. Segundo o petebista, o prefeito lhe pediu que articulasse junto aos partidos aliados, para que sua continuidade não cause ruído entre governistas.

 

Especulação - A troca do vice começou a ser ventilada no início do ano, quando integrantes do bloco de sustentação reclamaram da ausência de Frank em compromissos do Executivo para priorizar sua agenda pessoal.

O fraco desempenho na eleição de 2010 foi outro ingrediente adicionado ao pacote de insatisfações. Em 2006, quando se elegeu deputado federal, Frank recebeu 144.797 sufrágios e se tornou maior puxador de votos do PTB. No pleito do ano passado, o político angariou apenas 46.154 adesões. A justificativa dada foi a candidatura de Tiririca (PR), campeão de votos com 1.353.640 apoios.

A especulação fez com que Campos Machado desembarcasse em São Bernardo para ouvir pessoalmente garantia de Marinho. À época, comentou que tinha um "plano B" na manga, mas que não utilizou porque o petista havia assegurado a manutenção da chapa que reconduziu o PT ao poder após 16 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;