Turismo Titulo
Louveira tem festa da uva e muito mais
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
17/02/2005 | 15:04
Compartilhar notícia


Mais de 100 mil pessoas deverão visitar a cidade de Louveira, a 75 km de São Paulo, nos próximos fins de semana para conferir in loco os doces, geléias, licores, vinhos artesanais e frutas da 39ª edição da Festa da Uva, que começou no último dia 12 e prossegue até 27 deste mês, sempre aos sábados e domingos, na Área de Lazer do Trabalhador. Além das especialidades gastronômicas, grupos renomados da música sertaneja e do pagode – como Negritude Junior e a dupla Gian e Giovani (confira programação no quadro ao lado) – se encarregarão de agitar o evento a partir das 21h. A programação artístico-cultural ainda inclui exibições de artistas regionais, espetáculos de dança, apresentações teatrais, um minishopping com barracas de artesanato, parque de diversões e um espaço destinado à prática de esportes radicais, como tirolesa.

Considerada um dos mais importantes pólos produtores de uva do Estado de São Paulo e integrante do chamado Circuito das Frutas, Louveira atingiu a invejável marca de 3,5 milhões de pés da fruta na última safra, o que resultou na venda de 2 milhões de caixas de 5 kg de uvas niágara, itália, rosada e rubi. Mas a cidade também é forte na produção de outras frutas tropicais, como goiaba, caqui, lichia, figo, pêssego e acerola.

De acordo com Paulo Gomes, diretor de Eventos e Turismo, a 39ª edição da Festa da Uva não contará com cenários temáticos, como ocorreu nos anos anteriores. A idéia seria promover um retorno às origens do festejo, resgatando a importância das entidades assistenciais e dos produtores de uva.

Além dos estandes de comercialização das frutas, quem visitar a cidade nos dias de festa também poderá fazer passeios pelos principais pontos turísticos da cidade, a bordo de um microônibus, com duração de aproximadamente duas horas e meia. O roteiro cultural inclui visitas à 1ª Subestação de Energia Elétrica da América Latina Francisco Paes Leme de Monlevade, declarada Patrimônio Histórico; à igreja matriz de São Sebastião; e ao Museu do Imigrante, cujo acervo mantém vivos na memória do visitante detalhes da história da antiga imigração italiana na região.

Outra opção são os roteiros agroturísticos por fazendas históricas, pontos de produção artesanal de vinho e por plantações de uva, com direito a conferir de perto como é feita a hidroponia (cultura em água) e ainda participar do programa Colhe e Pague, no qual o visitante tem o privilégio de escolher no pé o cacho de uva que deseja comprar. Fora dos dias de festa, os turistas de fim de semana podem agendar passeios completos, de um dia inteiro, por propriedades rurais de Louveira, com a opção de tomar um café da manhã ou almoçar em alguma das fazendas.

Serviço – A 39ª Festa da Uva de Louveira permanece aberta ao público das 10h à meia-noite, aos sábados e domingos, com entrada franca. A Área de Lazer do Trabalhador Vereador José Finamore fica no Km 1 da rodovia Romildo Prado, que liga o município a Itatiba (o acesso a Louveira é feito pelo Km 71 da rodovia Anhangüera). Mais informações sobre a festa e os pontos turísticos da cidade podem ser obtidas na secretaria municipal de Turismo, pelos telefones (0xx19) 3878-4166 ou 3878-4222.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;