Turismo Titulo
Caminhadas sao o forte de Sao Sebastiao
Fabiana Chiachiri
Da Redaçao
28/06/2000 | 17:58
Compartilhar notícia


Sao Sebastiao é um dos municípios mais intactos e selvagens do litoral norte paulista. Parte de sua área constitui o Parque Estadual da Serra do Mar. Como resultado, o turismo ecológico e náutico, além da pesca, sao a base da economia local.

Praias de águas cristalinas, cercadas por morros verdejantes, sao, aos turistas que chegam pela primeira vez em Sao Sebastiao, o prenúncio de que a natureza foi muito generosa naquela regiao. Aos poucos, depois de esbaldar-se nos balneários da cidade - com destaque para as praias de Maresias, Boiçucanga e Camburi -, o turista deve voltar sua atençao para as partes da orla ainda nao urbanizadas.

Sao Sebastiao possui diversas trilhas, das quais pelo menos quatro podem ser exploradas e percorridas pelos ecoturistas. A Trilha das Cachoeiras do Ribeirao de Itu é uma das que mais chamam a atençao dos visitantes, pois trata-se de uma trilha indígena. Colonizadores portugueses a utilizaram para adentrar no país em busca de minério e produtos tropicais. O passeio, com seis horas de caminhada, faz com que o turista possa observar parte da fauna e da flora da Mata Atlântica, além de se refrescar em cachoeiras com águas cristalinas.

Três horas de caminhada entre árvores de grande porte, passando por áreas de transiçao entre as vegetaçoes de restinga e de encosta, é o resumo da Trilha da Praia Brava. A aventura inclui ainda uma praia deserta de areia branca e mar com forte ondulaçao.

Outra boa dica é a Trilha da Antiga Estrada da Limeira, que sai do bairro da Enseada e vai até a estrada do Rio Pardo. O local é indicado para passeios a cavalo, jipe ou bicicleta, pois possui mais de 30 km. O caminho é largo, no entanto possui subidas bem íngremes. Ao longo do percurso surgem belas paisagens dos municípios de Sao Sebastiao, Ilhabela e Caraguatatuba.

Percorrer a Trilha do Morro do Abrigo vai fazer com que o turista conheça antigos sítios dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Muitas frutas silvestres surgirao durante o percurso. O destino final é um banho de mar na praia do Guaecá.

Pesca e mergulho também podem ser praticados na regiao. A Barra do Una possui marinas que promovem passeios e excursoes pelas ilhas da regiao para pessoas interessadas nessas atividades.

Entre outros pontos turísticos da cidade que merecem uma visita estao a Fazenda Santana e o Convento de Nossa Senhora do Amparo, no bairro de Sao Francisco. Esse local reúne ainda várias casas ao estilo caiçara, contrastando com o casario colonial.

É importante lembrar que o turista só pode percorrer as trilhas de Sao Sebastiao por intermédio de agências credenciadas pela prefeitura e com o acompanhamento de monitores especializados. Mais informaçoes podem ser obtidas no Centro de Informaçoes Turísticas de Sao Sebastiao, pelo telefone (0XX12) 452-1808.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;