Nacional Titulo
Justiça quer criar guarda especial para trânsito
Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 14:07
Compartilhar notícia


O ministro da Justiça, José Carlos Dias, está preparando uma proposta que prevê a criaçao de guardas especiais, independentes das polícias militares, para fiscalizar o trânsito nos estados e municípios.

Com esta medida, que será submetida ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o governo espera pôr um freio nas irregularidades que se proliferam em alguns Departamentos de Trânsito (Detran) e em setores das polícias militares. 'O índice de corrupçao é muito grande nos Detrans e nas polícias``, afirmou José Carlos, em entrevista ao Jornal do Brasil.

Segundo o ministro, a criaçao de guardas especiais nos Detrans, sem vínculos com as polícias militares, dificultaria a prática de irregularidades comuns na fiscalizaçao do trânsito.

De acordo com suas informaçoes, as equipes de fiscais subordinadas diretamente aos Detrans dariam mais transparência à administraçao do trânsito. A conduta de cada guarda poderia ser acompanhada com mais cuidado pelos administradores. Os fiscais que estao no trânsito também teriam melhores condiçoes verificar se as sançoes aplicadas a motoristas infratores estao sendo, de fato, mantidas por seus superiores.

José Carlos Dias defende também mudanças no modelo dos uniformes dos guardas de trânsito. Para ele, as roupas dos fiscais de trânsito brasileiros nao precisam ter o apuro dos uniformes dos guardas de Londres ou Roma, mas devem ser um pouco mais modernas.

Segundo o ministro, trata-se de uma simples mudança estética, mas cujo objetivo final é levantar o astral dos guardas. 'É difícil manter auto-estima usando aqueles uniformes (farda da polícia com faixas reluzentes)``, disse. Para ele seria interessante até que, em períodos de calor intenso, os guardas pudessem usar bermudas.

As sugestoes de José Carlos Dias serao submetidas à apreciaçao do Contran. O Contran é composto por representantes de seis ministérios e tem na presidência o próprio ministro da Justiça. Se aprovadas, as recomendaçoes serao encaminhadas aos governadores e prefeitos. Pelo entendimento inicial dos técnicos do Ministério da Justiça, o Contran nao teria poderes para impor estas medidas a estados e municípios. Mas, a mudanças nao param por aí. O governo deverá lançar, no próximo ano, uma forte campanha em defesa da faixa de pedestre e outros importantes itens do Código de Trânsito Brasileiro.

'Vamos transformar o Brasil numa grande Brasília``, disse o ministro, que ficou encantado com a educaçao dos brasilienses no trânsito. Segundo ele, os motoristas brasilienses nao só respeitam as faixas de pedestres, como também ajudam o trabalho de fiscalizaçao da polícia. 'Se um motorista comete uma infraçao, o outro passa e olha de cara feia``, afirmou.

O rigor no cumprimento das regras de trânsito em Brasília começou em 1997 numa campanha educativa, que foi encampada pela administraçao do entao governador Cristóvam Buarque e acabou tendo forte apoio da populaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;