Economia Titulo
Morales garante a Lula que fornecimento de gás não sofrerá cortes
Do Diário OnLine
02/05/2006 | 19:57
Compartilhar notícia


O presidente boliviano, Evo Morales, garantiu nesta terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o fornecimento de gás para o Brasil não será interrompido. A notícia foi divulgada no início da noite pelo governo brasileiro, após conversa telefônica entre os dois governantes.

De acordo com nota oficial, o governo brasileiro afirma que “o abastecimento de gás natural para  seu mercado está assegurado pela vontade política de ambos os países, conforme reiterou o presidente Evo Morales em conversa telefônica com o presidente Lula e, igualmente,  por dispositivos contratuais amparados no Direito Internacional”.

Na nota, o governo afirma que o preço do gás será decidido por meio de negociações bilaterais. O comunicado diz ainda que os dois presidentes deverão se encontrar nos próximos dias “para aprofundar questões do relacionamento Bolívia e Brasil e da segurança energética da América do Sul”.

Nesta quinta, o presidente Lula deverá se reunir em Foz do Iguaçu (PR) com os presidentes Néstor Kirchner, da Argentina; Hugo Chávez, da Venezuela; e com Morales.

A Petrobras é a maior empresa na Bolívia. Entre 1997 e 2000, construiu o Gasbol (Gasoduto Bolívia-Brasil) para o escoamento do gás natural importado do país vizinho. A estatal brasileira é responsável por 20% dos investimentos diretos e por 18% do PIB (Produto Interno Bruto) da Bolívia.

A empresa já investiu US$ 1,5 bilhão na Bolívia, além de US$ 2 bilhões para trazer o gás ao Brasil. A Petrobras Bolívia além de abastecer a Argentina, fornece 60% do gás consumido no Brasil.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;