Nacional Titulo
Governo inaugura banco de testes para propulsor de satélite
Do Diário do Grande ABC
28/12/1999 | 18:06
Compartilhar notícia


O Banco de Testes para Propulsores de Satélites, utilizado para realizar manobras espaciais, será inaugurado nesta quarta-feira, às 12 horas, no Centro Espacial de Cachoeira Paulista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em cerimônia que será presidida pelo vice-presidente da República, Marco Maciel, e contará com a participaçao do ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg; do diretor do INPE, Márcio Barbosa, e do presidente da Agência Espacial Brasileira, Luiz Gylvan Meira Filho.

Segundo um boletim distribuído pela Assessoria de Comunicaçao Social da Vice-Presidência da República, o banco de testes, em que foram investidos US$ 10 milhoes, tem condiçoes de atender ao programa espacial brasileiro e às necessidades de países lançadores de satélites da América Latina e Europa, que já demonstraram interesse em utilizar a sua infra-estrutura. O banco, único do gênero no hemisfério Sul, vai permitir a qualificaçao de propulsores de satélites e plataformas suborbitais, além de incorporar um moderno sistema automático para análise da qualidade de propelentes.

Foi construído pelo INPE em conjunto com a Société Européenne de Propulsion (SEP), hoje uma divisao da empresa francesa Société Nationale d'Etudes et Construction de Moteurs d'Avion (SNTCMA). A SEP fabricou todos os motores dos satélites franceses da série SPOT, de sensoriamento remoto, bem como o sistema de propulsao principal dos foguetes Ariane. Os propulsores testados no INPE serao utilizados para realizar desde pequenas manobras espaciais, como corrigir o posicionamento do satélite em órbita, com motores de empuxo entre um e dez Newtons, até mais complexas, para injeçao e transferência de órbita, com motores de até 200 Newtons.

Também nesta quarta-feira o vice-presidente Marco Maciel vai inaugurar, às 15 horas, em Guaratinguetá, no interior paulista, uma fábrica de produtos ultracongelados que tem por objetivo dar trabalho e sustentaçao à unidade feminina de recuperaçao de drogados e alcoólatras, um projeto desenvolvido pela entidade filantrópica Obra Social Nossa Senhora da Flória "Fazenda da Esperança". Foi Maciel quem intermediou a concessao de um crédito a fundo perdido no valor de R$ 1,6 milhao pelo BNDES para construçao da fábrica.

No projeto Fazenda da Esperança trabalham hoje cerca de 700 jovens que sao atendidos gratuitamente em fazendas instaladas nos Estados de Sao Paulo, Maranhao, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Tocantins e uma em Berlim, na Alemanha. A instituiçao atende, também, a portadores de HIV, menores abandonados e maes solteiras. Em Guaratinguetá vao trabalhar, iniciamente, 30 jovens em recuperaçao, mas o projeto pretende, futuramente, abrigar 70. Entre outros produtos, eles vao fabricar pizzas, pratos salgados e sobremesas congeladas. A idéia é dar treinamento para que os jovens possam ser absorvidos posteriormente pelo mercado de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;