Esportes Titulo
Andreense vira rei no futebol de Gabao
Nelson Cilo
Especial para o Diário
25/12/1999 | 18:42
Compartilhar notícia


O técnico Antonio Dumas, de Santo André, virou rei no futebol do Gabao. Ele dirige a seleçao nacional que se encontra no Brasil para aprimorar o aprendizado e pegar um pouco da malícia dos tetracampeoes. Dumas trouxe a seleçao de novo ao Brasil para intensificar o intercâmbio iniciado no ano passado. O elenco permanece concentrado no Centro de Treinamento Sportville, em Barueri. Até o final do mês, estao previstos vários amistosos, inclusive diante do misto do Corinthians e do Santo André - se o clube do ABC encontrar uma data.

Depois de comandar algumas equipes de Sergipe, Dumas daria uma salto muito mais alto na carreira. Mas, para que pudesse implantar novos conceitos na Africa, Dumas, 47 anos, desafiou a velha estrutura que resistia às mudanças. Em dois anos de trabalho, o Gabao trocaria o 67º pelo 9º lugar do ranking africano. Uma verdadeira façanha para quem apareceu lá meio desacreditado.

Chegaram a chamá-lo de louco no dia em que decidiu encostar desgastadas estrelas do futebol do país. Os primeiros resultados, porém, mostraram que Dumas - apoiado pelos dirigentes - soube mexer na ferida sem provocar maiores estragos. Ao contrário: deu a arrancada definitiva para incluir o Gabao no grupo de elite do futebol do continente.

Os testes mais complicados viriam na Copa Africana de Naçoes. Em um amistoso preparatório, o Gabao atropelou a fortíssima Camaroes. Depois, na hora da briga mais séria, outros rivais - como Africa do Sul, Angola e Ilhas Maurício - também sentiriam a força do renovado grupo. A histórica vitória sobre a Guiné - fora de casa - era tudo o que faltava para selar a reviravolta. "A responsabilidade pesava demais. Em poucos dias, aprendi francês na marra. Expliquei aos meus atletas que aquele era o jogo da vida deles. O meu futuro dependia daquele resultado. Ganhamos de 2 a 0", lembra Dumas, que na volta desfilou em carro aberto pelas ruas da capital. A imprensa, que antes o criticava e nao acreditava nele, se rendeu ao brasileiro.

Dumas reconhece que o futebol gabaronês evoluiu muito, a exemplo do que ocorreu na Africa toda. Um dos destaques é o atacante Nzue Nguema, 21 anos, que atua no Sporting Braga (Portugal). Marcou 12 gols na Copa Africana. A principal revelaçao é o menino Shiva Star, de apenas 16 anos, que defende o Nantes (França). Dumas ainda destaca a habilidade de Dominique Koumba, 30 anos, do Frankfurt (Alemanha). O melhor de todos, porém, é o centroavante Safou, que nao veio ao Brasil, mas aparecerá na próxima convocaçao, garante Dumas.

Os atuais titulares: Dekoussoud; Mouyouma, Amegasse, Guy Nzeng e Koumba Francis; Mombo Tristan, Mbanangoye, Londo Dievedonne e NZue Nguema; Shiva Star e Domenique Koumba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;