Economia Titulo
Internet é o meio mais indicado para declarar IR
Sueli Carvalho
Do Diário do Grande ABC
Das Agências
07/04/2001 | 18:44
Compartilhar notícia


Entregar a declaração de Imposto de Renda tornou-se uma tarefa menos complicada com o aparecimento da Internet. Ao instalar o programa, seguindo as orientações abaixo, o contribuinte terá acesso eletronicamente ao Manual de Preenchimento elaborado pela Receita Federal e poderá transmitir seus dados sem precisar sair de casa. Para baixar o Programa IRPF, é necessário ter um equipamento padrão 486 com, pelo menos, 8Mb de RAM, Windows 95 ou posterior, e impressora. O endereço eletrônico é o receita.fazenda.gov.br.

Declarar pela Internet é a opção mais recomendada pelos especialistas, por causa das ferramentas que fazem cálculos e informam sobre falhas. Mas contribuintes desavisados podem cair na malha fina ao cometerem pequenos erros de informação.

Segundo o delegado da Receita Federal de São Bernardo, Guilherme Adolfo dos Santos Mendes, parte desse problema pode ser evitado neste ano, já que a Receita está munida de um novo sistema verificador cadastral capaz de barrar qualquer declaração que tenha informações básicas diferentes daquelas contidas no banco de dados da instituição.

O maior cuidado, na opinião do diretor da ASPR Auditoria e Consultoria de Santo André, Ary Silveira Bueno, deve ser por parte do contribuinte que for declarar pela primeira vez este ano. “Antes de contar com a verificação de dados que o próprio sistema faz, o contribuinte deve revisar as informações e até refazer os cálculos manualmente.”

Se for digitada uma data de nascimento diferente daquela registrada no banco de dados, a Receita vai recusar sua declaração. Se o número estiver errado, basta redigitar. Porém, se o dado estiver errado na Receita, o contribuinte terá de ir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para solicitar a correção.

Na hora de informar o Dígito Verificador (DV) da agência onde será creditada a restituição, se tiver erro, seu dinheiro poderá parar em uma agência distante daquela desejada. O DV tanto pode ter um ou dois números ou uma letra. Não adianta olhar no seu talão de cheques, o recomendável é informar-se em sua agência para se certificar de quais são os dados corretos.

Além da comodidade de não precisar ir até as agências bancárias, dos Correios ou a unidades da Receita para entregar a declaração, quem optar por usar a Internet vai encontrar uma ajuda extra nos cálculos: é que o programa apura automaticamente o imposto a pagar ou a restituir, obedecendo aos limites legais das deduções. O programa também informa, considerando a situação de cada contribuinte, qual opção será a mais recomendável, se a simplificada ou a completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;