Política Titulo
William Dib e Raimundo Salles almoçam para selar dobrada em outubro
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/01/2010 | 07:44
Compartilhar notícia


Um encontro para selar parceria e sepultar rumores de desavenças políticas. Assim deve ser o almoço hoje entre o ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB - 2003 a 2008) e o candidato derrotado ao Paço de Santo André, em 2008, Raimundo Salles (DEM).

Tucano e democrata - cujos partidos caminham lado a lado nos âmbitos federal e estadual - darão mais um passo rumo à possível dobrada no pleito de outubro. Enquanto Dib tentará uma cadeira na Câmara federal, Salles tem a intenção de buscar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo.

"Minha candidatura será efetivada independentemente de qualquer resultado das conversas. Serei uma opção para Santo André que só tem um deputado (estadual, Vanderlei Siraque - PT)", discorre o democrata, que também não esconde o desejo de disputar o Executivo novamente daqui a três anos.

Se a aliança for concretizada, as peças do tabuleiro de xadrez político do Grande ABC sofrerão mudanças, principalmente em São Bernardo e em Santo André.

Segundo informações de bastidores, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB - São Bernardo) e o vereador de Santo André Paulinho Serra (PSDB) seriam os mais interessados na derrocada da parceria.

Morando porque a saída de cena de Salles abriria espaço para investidas para fazer campanha mais expressiva e angariar mais votos na cidade vizinha para sua reeleição. E Paulinho devido às consequências, em 2012, da candidatura do democrata.

Com Salles no páreo neste ano, seria feita uma boa base eleitoral, com visibilidade e divulgação de seu nome, já para as próximas eleições para prefeito. Os dois devem se enfrentar na sucessão de Aidan Ravin (PTB), que trabalhará pela reeleição.

Atualmente, Paulinho coloca o nome à disposição do PSDB para sair a deputado federal. Mas a pretensão se tornou difícil depois da saída de William Dib do PSB para o ninho tucano. Na negociação de troca de partido estaria a condição de o ex-prefeito de São Bernardo ser o único candidato à Câmara federal pela legenda na região.

Paulinho Serra mantém a confiança num "projeto maior, que ocorrerá em 2012". "Não vejo como fundamental a candidatura a deputado. A eleição deste ano é uma e a de 2012 será outra. Se tivesse mesmo consequência, muitos deputados que disputaram as prefeituras em 2008 seriam eleitos, o que não aconteceu na maioria dos casos", minimiza.

"Minha candidatura não depende somente de mim. Tenho de definir isso com o partido. Essa decisão envolve vários aspectos. Não queremos atrapalhar o planejamento para a próxima eleição municipal", avalia o vereador, cotado para encabeçar a chapa tucana ao Paço.

O deputado estadual Orlando Morando evitou comentar o assunto. "Não falo sobre eleição antes da hora", pontuou. William Dib não foi encontrado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;