Internacional Titulo
Vídeo mostra Bin Laden declarando guerra aos EUA
Das Agências
20/08/2002 | 14:42
Compartilhar notícia


O dissidente saudita Osama Bin Laden declarou guerra contra os cristãos, judeus e norte-americanos durante uma entrevista à imprensa em 1998, segundo imagens divulgadas nesta terça-feira pela rede norte-americana CNN, que tem em seu poder 64 fitas da rede Al Qaeda.

"Pela graça de Deus, formamos com outros numerosos grupos islâmicos e organizações do mundo islâmico uma frente chamada Frente Islâmica Internacional para levar à frente a Jihad (guerra santa) contra os cruzados e os judeus", afirma Bin Laden.

"E pela graça de Deus, os homens reagiram a esta convocação. Suas ações conhecerão o êxito pela morte de norte-americanos", continua.

Segundo a CNN, esta fita de vídeo, gravada durante uma entrevista à imprensa no dia 26 de maio de 1998 no Leste do Afeganistão, representa a mais importante aparição pública de Bin Laden.

Jornalistas paquistaneses e um escritor chinês foram convidados a esta entrevista. Segundo um destes jornalistas, Ismail Khan, tiveram de respeitar certas regras.

"Recebemos algumas instruções sobre a maneira de fotografar e a ordem de anotar somente frases de Osama Bin Laden e de dois chefes que estavam sentados a seu lado. De mais ninguém", contou.

Interrogado por um dos repórteres presentes sobre por que pensava que conseguiria os recursos para enfrentar os Estados Unidos, Bin Laden respondeu: "No Islã, quem conta com Deus, Deus lhe dá a vitória".

Ao lado de Bin Laden, estavam o egípcio Ayman al-Zawahiri, considerado seu adjunto, e Mohammed Atef, seu ex-assessor militar morto durante um bombardeio norte-americano no final de 2001.

Dois filhos do xeque cego Omar Abdel Rahman, encarcerado por seu papel no atentado de 1993 contra o World Trade Center, também estavam presentes e expuseram o que disseram ser um voto de seu pai, convocando para atacar os norte-americanos.

Um dos filhos de Rahman, que tem o mesmo nome de seu pai e é membro de Al-Qaeda, foi detido no Afeganistão pouco depois dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;