Nacional Titulo
Sem-terra invadem fazenda em AL
Do Diário do Grande ABC
07/02/2000 | 16:34
Compartilhar notícia


Cerca de 300 famílias do MST invadiram nesta segunda-feira pela manha mais uma fazenda na regiao da zona da mata do Estado de Alagoas. Desta vez, A invasao foi à fazenda Mata Escura, com 1.200 hectares, localizada no município de Viçosa, a 86 Km de Maceió.

Cerca de 20 policiais militares ainda tentaram evitar a invasao à fazenda, mas recuaram depois que os sem-terra ameaçaram enfrentá-los com foices, paus e pedras. Para evitar mortes num possível confronto entre os policiais militares e o MST, o comandante da Policia Militar de Alagoas, coronel Ronaldo dos Santos, deu ordens para que a tropa recuasse e aguardasse um acordo para a retirada das famílias da fazenda Mata Escura.

No último dia 2, um confronto entre os integrantes do MST e os seguranças da fazenda Sao Pedro, no município de Atalaia, a 58 Km de Maceió, resultou na morte do sem-terra José Elenilson da Silva, 30 anos, que foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12 na cabeça, disparado por um dos 12 seguranças da fazenda Sao Pedro, durante uma tentativa de invasao do MST. Revoltados com a morte do companheiro, os integrantes do MST destruíram duas casas da fazenda, queimaram as plantaçoes de cana-de-açúcar e capim e mataram parte do rebanho de gado do proprietário da fazenda, Pedro Duarte.

O governador Ronaldo Lessa(PSB) foi informado da nova invasao, mas pediu para que a Policia Militar evitasse novos confrontos. Lessa anunciou algumas medidas para tentar resolver os conflitos agrários em Alagoas, entre elas a criaçao do Instituto de Reforma Agrária de Alagoas (IRA) e o apoio à criaçao da Ouvidoria Agrária de Alagoas, que vai ser implantada pelo Incra. Lessa prometeu nao deixar a morte do sem-terra José Elenilson sem apuraçao, mas também afirmou que nao vai aceitar a destruiçao das propriedades invadidas e atos de vandalismo promovidos por alguns integrantes do MST.

"Nao vou admitir que este crime fique impune. Já determinei que a policia civil reforce as buscas aos acusados da morte do sem-terra , mas também nao posso admitir o vandalismo e a destruiçao das propriedades particulares. Vou combater qualquer tipo de violência, venha de onde vier", garantiu Lessa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;