Turismo Titulo
Na rota romântica
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
10/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Ela é literalmente a mais romântica das rotas. Repleto de vilas medievais e castelos, o percurso de 350 quilômetros que compõe a chamada Rota Romântica alemã, no Estado da Baviera, tem o dom mágico de transportar o imaginário dos turistas a um mundo de conto de fadas, com direito a fortalezas, palácios, museus, ruelas da Idade Média e várias histórias de amores proibidos que arrancam suspiros de qualquer casal de pombinhos.

Mas nem só de romance vive o trajeto. Muitas das 27 cidades que compõem o roteiro foram bombardeadas durante a 2ª Guerra Mundial, em 1945, e tiveram de investir pesado para reconstruir suas igrejas, palácios e casas nos mesmos moldes dos que foram destruídos.

O ponto de partida é a cidade de Würzburg, à beira do Rio Meno, que goza da fama de possuir uma das noites mais agitadas da região devido à grande concentração de universidades.

Em seguida, chega-se à badalada Rothenburg ob der Tauber, que chama a atenção pelas suas torres altas, janelas estreitas e por um curioso museu: o do Crime, que expõe uma infinidade de objetos inusitados utilizados para castigar infratores no passado. Apesar desse atrativo sombrio, o local é considerado por muitos como o mais charmoso de todo o percurso e quinta-essência do barroco romântico alemão. Um cenário de sonho com cheiro de chocolate no ar.

O ponto alto do passeio, no entanto, ainda está por vir: entre Schwangau e Füssen, o turista avista da própria estrada o lendário Schloss Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a idealizar o Castelo da Cinderela, símbolo do mundo de sonhos do parque. Perto dali, chega-se à Füssen propriamente dita, que marca o ponto final da rota e - por que não? - o início de uma vida a dois cheia de romantismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;