Economia Titulo
Mantega espera redução da taxa de juros de longo prazo
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
21/09/2005 | 22:36
Compartilhar notícia


A próxima reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), marcada para o próximo dia 28, poderá trazer novidades para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O presidente do banco, Guido Mantega, espera que a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) seja reduzida. Hoje fixada em 9,75% ao ano, a taxa é usada em operações de financiamento do BNDES.

Mantega participou nesta quarta de encontro com líderes das indústrias do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, na sede da instituição. Guido Mantega informou que a TJLP, como o nome diz, é uma taxa de longo prazo que orienta o investimento. "Ela é diferente da Selic, que é uma taxa de curto prazo". Explicou que os parâmetros que regem a TJLP são expectativa de inflação futura e expectativa de risco-país.

Ambos os parâmetros estão em trajetória descendente. O risco país se mostra abaixo dos 400 pontos, está caindo a perspectiva de inflação, o que ocorre também com a própria Selic. Mantega argumentou que "a Selic está caindo porque, com a queda da inflação, se você não baixar, vai ter um juro real ascendente. O mesmo vale para a TJLP. Se ela ficar no mesmo patamar com a inflação caindo, o custo do dinheiro para o investimento está subindo".

O Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Robson Braga de Andrade, avaliou que "com a queda da inflação, a TJLP está ficando mais cara para os investimentos" por parte das empresas. Então, a demanda do setor produtivo é de que haja uma queda da TJLP, externou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;