Nacional Titulo
Gaúchos destróem relógio dos 500 anos
Do Diário do Grande ABC
23/04/2000 | 17:29
Compartilhar notícia


Um forte cheiro de queimado no ar, um bip intermitente na caixa incinerada do motor, uma estrutura de ferro onde ficaram pendurados apenas os três ponteiros e a base do monumento totalmente queimada. Isto foi o que sobrou do relógio comemorativo dos 500 anos instalado pela TV Globo em Porto Alegre, depois dos ataques de sábado dos estudantes e punks, que utilizaram coquetéis molotov, pedras e pedaços de pau, em protesto contra as comemoraçoes oficiais dos 500 anos, na capital gaúcha.

"Mas que barbaridade', exclamou Altair dos Santos, que passeava de bicicleta na manha deste domingo no Parque Marinha do Brasil, próximo à Usina do Gasômetro, onde ficava o relógio criado por Hans Donner e que ficou espantado com o que tinha acontecido. O relógio já tinha parado de funcionar no primeiro ataque, no início da madrugada de sábado, quando foi danificado por mais de 100 pessoas.

Em dois novos ataques, no início da tarde e por volta das 17h, os vândalos incineraram e destruiram o relógio, apesar de a Brigada Militar, com soldados a cavalo, tentar dispersar a multidao que atacou o equipamento. O ataque mais forte ocorreu no meio da tarde, quando era grande o público no local, provocando correria dos populares, enquanto estudantes e punks enfrentavam a Brigada Militar.

A batalha campal foi vencida pelos depredadores, que começaram a jogar coquetéis molotov e latas de querosene no relógio, além de pedras e paus, enquanto os brigadianos abandonavam o local. Neste domingo, um grosso tronco de madeira estava abandonado após ter rompido a pequena porta dos fundos do aparelho, destruindo o equipamento mas nao totalmente: o bip dos segundos continuava a tocar. A estrutura de ferro da base foi rasgada em vários pontos e queimada pelo fogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;