Diarinho Titulo
Por que mãos e pernas adormecem?
Caroline Ropero
Especial para o Diário
21/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Há vários motivos para braços e pernas adormecerem. O mais comum é quando há pressão sobre os nervos e os vasos sanguíneos. Por causa disso, essas partes deixam de receber a quantidade de oxigênio necessária. O corpo reage produzindo a sensação de dormência ocasionada pela dificuldade de o sangue circular livremente, principalmente nos nervos, que são responsáveis pela sensibilidade do organismo.

A resposta vem logo, como consequência de as células dos músculos liberarem uma substância chamada lactato, que irrita as terminações nervosas. Os nervos levam a mensagem ao cérebro, que reage provocando a sensação de dormência.

É comum acordar no meio da noite com o braço formigando, pois o corpo percebe que tem algo errado e avisa que é necessário se mexer e faz isso automaticamente. Em geral, para acordar a parte sonolenta basta mudar de posição e esticar a musculatura.

Dá para observar isso ao ver pessoas na fila do banco, por exemplo. A todo instante, sem que notem, procuram se mexer, trocar de posição ou mudar o apoio do corpo de uma perna para outra.

Se a circulação do sangue não estiver totalmente liberada, pode gerar problemas graves. Mas quem está saudável não precisa se preocupar, já que, mesmo dormindo, nosso corpo se mexe quando percebe que há algo estranho. Quem tem problemas no sistema nervoso (como paraplégicos) pode ter alteração de sensibilidade e não sente formigar, exigindo atenção.

No entanto, se o formigamento for frequente, é preciso ir ao médico. Há casos em que é sintoma de doenças graves, como diabetes. Quem tem hérnia de disco também pode sentir formigamento; às vezes, é necessário fazer cirurgia.

 

Por que a pele enruga na água

A pele absorve líquido ao ficar muito tempo dentro d'água. Quando isso ocorre, a epiderme (camada superficial da pele) incha, principalmente nas ondinhas que formam as impressões digitais; por isso, parece estar enrugada. No entanto, isso só acontece nas mãos e pés porque é onde há mais queratina, substância que ajuda a absorver o líquido. Além disso, essa pele é mais grossa para oferecer proteção, pois é a parte do corpo que tem mais contato com objetos.

 

Por que a gente sente cãibra?

Às vezes, o músculo se contrai sozinho e provoca uma sensação desagradável chamada cãibra. Há muitas teorias sobre ela. A mais aceita é a de que isso ocorre quando há desequilíbrio entre algumas substâncias no músculo dos membros inferiores, que não consegue trabalhar direito e se contrai.

Há quem diga que é por causa de má alimentação e que é preciso comer banana para prevenir. No entanto, sabe-se que só ela não é suficiente. Tem de consumir frutas, verduras e legumes bem variados. Não basta comer muito de uma coisa só. Também tem de beber bastante água e fazer alongamento antes dos exercícios. Até atleta passa por isso.

Rafael Franzini, 7 anos, de Santo André, ficou assustado quando as pernas formigaram enquanto brincava de Lego. "Estava sentado em cima da perna e ela dormiu. Levantei e comecei a pular para voltar ao normal", conta. O garoto diz que sente cócegas toda vez que isso acontece.

Consultoria de André Radl professor de Fisioterapia da Universidade Metodista, Raul Oliveira, fisiologista da Unifesp, e Jefferson de Barros, professor de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;