Política Titulo
ACM elogia atuaçao de FHC na conduçao da crise na Aeronáutica
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 19:42
Compartilhar notícia


O presidente do Congresso, senador AntonioCarlos Magalhaes (PFL-BA), elogiou hoje a atuaçao do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na conduçao da crise entre o ministro da Defesa, Elcio Alvares, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Walter Werner Braüer, que resultou na demissao do comandante e no afastamento da assessora especial do ministro, Solange Antunes Rezende. 'O presidente agiu certo e rápido``, disse o senador, afirmando que nao acredita em crise na Aeronáutica em razao da queda de Braüer.   'O comandante tem suas qualidades, fez amigos dentro da corporaçao e é natural que haja insatisfaçao com sua saída, mas a disciplina nao pode faltar entre os militares. E quando há quebra de disciplina eles sao os primeiros a bater no peito e a defender a hierarquia``, disse Antonio Carlos, para quem Braüer 'falou demais e fora da hora``.

O ex-comandante foi demitido na última sexta-feira, depois de criticar a assessora especial de Elcio Alvares - que teve seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado pela CPI do Narcotráfico. Solange também foi afastada do cargo. 

Na opiniao do presidente do Senado, o novo comandante daAeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, confirmado no cargo no último sábado, foi uma boa escolha. 'Ele é um homem muito respeitado entre os oficiais``, afirmou Antonio Carlos. A soluçao rápida para o episódio Braüer - iniciado na quinta-feira com as críticas do entao comandante, e encerrado no sábado com a nomeaçao de Baptista - garantiu ainda, segundo o líder do governo na Câmara, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), o fortalecimento do ministro Elcio Alvares. 'O governo agiu com presteza e o ministro teve sua autoridade reafirmada. Ele saiu bem do episódio``, avaliou.

Na CPI do Narcotráfico, responsável pelo pedido de quebrado sigilo de Solange Rezende, a avaliaçao é de que o caso tomou proporçoes maiores do que as previstas. 'Nao precisava disso tudo, no máximo o afastamento temporário da assessora do ministro``, afirmou a deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), uma das sub-relatoras da comissao. Ela ressaltou que a CPI age realizando investigaçoes, o que nao significa que as pessoas citadas sao efetivamente culpadas. 'A acusaçao contra Solange é de advogar para narcotraficantes, mas advogado defende todo mundo``, disse a deputada, explicando, no entanto, que nao pretende discutir uma sub-relatoria que nao está sob sua responsabilidade. 

Ao contrário de Laura Carneiro, o deputado Vivaldo Barbosa(PDT), outro representante da bancada fluminense no Congresso, acredita que as mudanças no ministério foram tímidas. Para ele, deveria ter sido trocado também o próprio ministro Elcio Alvares. 'Ele ficou fragilizado. O Ministério da Defesa deveria ser comandado por alguém aceito sem reservas pelos militares civis``, defendeu Vivaldo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;