Esportes Titulo
Copa de estréias: por enquanto, 5 seleções vão ao Mundial pela 1ª vez
Fabio Leite
Especial para o Diário
09/10/2005 | 08:48
Compartilhar notícia


Um torneio recheado de estréias, daqueles que não se vê desde 1934. Este será o cenário da Copa do Mundo de 2006 a constar dos resultados das partidas deste sábado das eliminatórias européias e africanas para o Mundial da Alemanha. Até agora já são cinco as seleções que conquistaram a inédita classificação.

Além da Ucrânia, estreante que já entrou em campo neste sábado com a vaga assegurada, as seleções de Angola, Gana, Togo e Costa do Marfim carimbaram pela primeira vez o passaporte para a Copa, desbancando forças tradicionais do futebol no continente, como Camarões, Nigéria, África do Sul e Senegal. A última vez que mais de cinco seleções estrearam na competição foi na Copa da Itália de 1934. Foram dez ao todo, entre elas Alemanha, Espanha e os anfitriões.

A surpresa da rodada decisiva foi a desclassificação de Camarões. A apenas uma vitória simples da vaga no Mundial, a seleção camaronesa acabou empatando em 1 a 1 com o Egito, com direito a pênalti cobrado na trave nos acréscimos. Os camaroneses não ficavam de fora do Mundial desde a Copa do México, em 1986. O quinto e último representante africano será a Tunísia, que mesmo empatando em 2 a 2 com o Marrocos, conseguiu a primeira colocação do grupo 5.

Já na rodada deste sábado das eliminatórias européias, a penúltima, seis seleções garantiram vaga no Mundial. Depois de muito sufoco, Portugal assegurou sua presença na Copa. A equipe técnico Luiz Felipe Scolari derrotou Liechtenstein por 2 a 1 de virada, em casa. Já a Holanda conquistou o primeiro lugar no grupo 1 com uma vitória por 2 a 0 sobre a República Checa, em Praga, e o retorno à Copa do Mundo, após a ausência na edição de 2002. De quebra, os holandeses asseguraram a classificação da Polônia e da Inglaterra para o Mundial. Esta última, bateu a Áustria por 1 a 0.

Outro país com tradição em mundiais, a tricampeã Itália, conquistou a vaga após vencer a Eslovênia por 1 a 0, em Palermo. Já a Croácia, também classificada, derrotou em casa a Suécia pelo placar magro de 1 a 0. Outras sete vagas ainda estão em disputa para 22 seleções com chances de classificação. Entre elas estão Espanha e a França.

A Espanha ganhou da Bélgica por 2 a 0 e está no segundo lugar com 17 pontos. Para irem à Copa, os espanhóis precisam vencer San Marino na última rodada, quarta-feira, e torcerem por um tropeço de Sérvia e Montenegro para não dependerem de combinação de resultados. Já os franceses, que empataram com os suíços em 1 a 1, estão na terceira colocação e com situação semelhante a da Espanha. A França enfrenta o Chipre na quarta dentro de casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;