Automóveis Titulo
Fôlego extra
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
09/03/2011 | 07:26
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Divulgação


Com objetivo de ultrapassar as 10 mil unidades vendidas em 2011 - no ano pasado foram aproximadamente 8.000 -, a Mercedes-Benz traz para o Brasil o novo motor 250 CGI para equipar os modelos Classe C e E.

Com quatro cilindros em linha, sobrealimentado com turbocompressor e injeção direta de combustível, o bloco 1.8 gera 204 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 31,6 mkgf entre 2.000 rpm e 4.300 rpm. Em ambos os modelos - tanto o C, quanto o E -, a transmissão é automática sequencial de cinco velocidades.

Com ‘fôlego' revigorado, o Classe C, responsável por 50% das vendas da Mercedes no País, passa a ser oferecido em seis configurações. O novato C 250 CGI Sport custa R$ 179,9 mil - entre C 200 CGI Avantgarde Sport (R$ 175 mil) e C 300 Sport (R$ 219,3 mil).

No caso do Classe E, a versão E 250 CGI (R$ 229,9 mil) passa a ser a de entrada, logo abaixo da E 350 Avantgarde Executive, que parte de R$ 299 mil e é equipado com propulsor de seis cilindros. Os dois novos Classe C e E já estão disponíveis nas concessionárias da marca.

CLASSE C - Avaliamos o Classe C 250 CGI Sport entre as cidades de São Bernardo e Peruíbe, litoral Sul de São Paulo - ida e volta. Foram mais de 500 quilômetros em trechos de serra, estradas com asfalto bom, longas retas e, é claro, trechos com piso muito irregular.

Antes, no entanto, destaque para o visual do modelo, que traz kits AMG, como conjunto óptico e rodas de liga leve de 17 polegadas. No interior, a sigla AMG marca presença nos tapetes - bela maneira de dizer ‘seja bem-vindo'.

Importante destacar que o C 250 CGI passa a ser o quarto modelo do País equipado com sistema Blueefficiency, que busca, a partir da adoção de pequenas medidas, melhorar os níveis de consumo. O motor, por exemplo, utiliza materiais mais leves; os pneus têm baixa resistência ao rolamento; o diferencial traz nova relação; e os espelhos retrovisores e as venezianas da grade do radiador possuem novo desenho para diminuir o arrasto aerodinâmico.

Com todas essas alterações aparentemente insignificantes, a economia de combustível pode chegar a até 12,1%.

RODANDO - Com ajustes elétricos dos bancos esportivos em couro e da coluna de direção (altura e profundidade), o C 250 CGI Sport ‘veste' perfeitamente o motorista. O volante multifuncional tem boa empunhadura e os comandos têm boa leitura e fácil acesso.

O acabamento é digno da estrela alemã de três pontas. A mescla de peças emborrachadas, cromadas e de aço escovado têm boa qualidade e encaixes perfeitos.

Ao acelerar, o Mercedes responde rápido. Com torque total disponível já a 2.000 rpm - graças ao turborompressor de 1,3 bar - , o 250 CGI é ágil. As retomadas, mesmo em velocidades elevadas, são satisfatórias.

Ponto positivo para o câmbio de cinco marchas, com opção de trocas manuais na alavanca ou por aletas atrás do volante. As mudanças são rápidas e suaves - a promessa é que no segundo semestre, com a chegada do Classe C renovado (‘facelift'), a caixa seja de sete velocidades.

Ah! De série, além do ABS e do controle de estabilidade (ESP), o Classe C traz seis air bags, ar-condicionado de três zonas, faróis bixenon, entre outros itens de conforto que tornam este Mercedes um dos mais confortáveis e divertidos ao volante.




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