Economia Titulo
Copa alavanca escolinhas de futebol
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
19/06/2010 | 07:14
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 

Reflexos da Copa do Mundo são verificados não apenas na venda de TVs, artigos esportivos, alimentos e bebidas, mas também no mercado de escolas de futebol, que ao menos no Grande ABC registram incremento de até 60% nas matrículas em relação aos meses convencionais. Os proprietários dos estabelecimentos afirmam que em época de campeonato crianças e adultos são acometidos pela febre do futebol.

Na escolinha andreense Primeiro de Maio Futebol Clube o volume de alunos chega a crescer 60%, com crianças e adolescentes até de outras cidades interessadas no esporte. Para o diretor Luiz Antonio Geraldo, conhecido como Piká, "a mulecada quer ser jogador da Seleção. Esse é o maior incentivo".

Cerca de 250 crianças e adolescentes estão matriculados no clube, que durante A Copa organiza torneios para estimular o intercâmbio entre aqueles que treinam a modalidade society e salão.

Ainda em Santo André, até mesmo as meninas são atraídas pelo futebol, ajudando a incrementar a receita da escola oficial do São Paulo FC de Santo André. O diretor da unidade Eleazar Santiago, o Chileno, afirma que as matrículas cresceram 25% neste mês.

São 130 alunos pagante mais bolsistas, que nos últimos dois anos começaram a dividir espaço com as meninas, cujo interesse pelo esporte aumenta cada vez mais. "Criamos horário específico para elas treinarem. Inclusive, cinco estão sendo avaliadas para integrar a Seleção Brasileira feminina sub-15."

De acordo com Chileno, a comissão técnica quer prepará-las para o campeonato de 2012. "Tem muita mocinha dando dribles de deixar os meninos no chão", brinca. Elas têm entre 11 e 16 anos.

ESTRATÉGIA
A estratégia da escolinha do Esporte Clube São Caetano para conquistar até 40% mais alunos é promover atividades recreativas com os amigos dos matriculado. "Organizamos partidas e depois conversamos com a criançada sobre o esporte, a disciplina necessária para ser atleta, além da importância de ir bem na escola", explica o sócio Jorge Luis Pereira, ex-jogador do Cruzeiro, Ponte Preta e Sport Club do Recife.

O Aços Granjo Star Ball, de São Bernardo, faz ações lúdicas relacionadas ao mundial, além de torneio de vídeo-game entre seleções nas férias para garantir frequência durante no período, salienta Paulo Passerani que coordena o estabelecimento com Alair Pereira.

Para o diretor da escola América Futebol Society Antonio Carlos Campanha, a Copa do Mundo já começou a refletir na procura por pais e alunos. Segundo ele, assim como na reta final dos Campeonato Brasileiro, o crescimento no volume de alunos novos chega a 10%.

Campanha também observa que a quantidade de meninas em campo está maior do que nos últimos anos. "Esta época (de Copa) é importante, porque as crianças estão praticando menos esporte e ficando mais tempo na frente das TVs e computadores jogando", observa.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;