Internacional Titulo
Quase 200 criminosos nazistas ainda vivem na Argentina
Do Diário do Grande ABC
11/11/1999 | 17:35
Compartilhar notícia


Pelo menos 180 criminosos de guerra nazistas se refugiaram na Argentina depois da Segunda Guerra, em 1945. Muitos permanecem morando no país, entre eles alemaes, croatas, belgas e franceses, disse quinta-feira o coordenador da Comissao Nacional das Atividades do Nazismo (CEANA), Ignacio Klich.

Durante uma entrevista chefiada pelo chanceler Guido Di Tella para dar conta da conclusao de uma etapa das investigaçoes da CEANA, criada em 97 pelo governo, Klich disse que "ao redor de 180 criminosos de guerra vindos para a Argentina já foram identificados pelo nome e pelos seus atos" e disse que esse número é apenas "mínimo" do total que se estima.

Detalhou que deste contingente criminoso, "30 sao alemaes, 50 croatas e mais de 100 sao franceses e belgas".

Di Tella frisou que o importante no trabalho da CEANA é que ele "demonstra que a Argentina está disposta a investigar seu passado".

O ministro expressou seu desejo de que o futuro governo do social-democrata Fernando De La Rúa, que assumirá em dez de dezembro, dê continuidade ao trabalho desse organismo formado por investigadores, historiadores e escritores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;