Política Titulo
Dirceu e Palocci pedem apoio de Alckmin para reformas
Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
16/02/2003 | 20:32
Compartilhar notícia


Os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da Fazenda, Antônio Palocci, pediram o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que o governo consiga consenso na discussão das reformas tributária e da Previdência. Dirceu admitiu que o governo federal terá dificuldades para aprovar as mudanças ainda neste ano e, por isso, conta com a ajuda de Alckmin para conseguir apoio dos governantes tucanos e da bancada paulista no Congresso Nacional. Eles se reuniram domingo, no Palácio dos Bandeirantes, por mais de duas horas.

O governador disse que no encontro, considerado informal, discutiu com os ministros a necessidade de se fazer as reformas. “São mudanças importantes para São Paulo e para o Brasil”, disse. Alckmin afirmou ainda que seu partido terá uma postura coerente em relação às mudanças propostas para a Previdência.

Para Dirceu, as reformas são imprescindíveis, urgentes e necessárias. “Tudo que pudermos fazer no primeiro semestre vai ajudar o país”, afirmou o ministro. “As dificuldades são muitas, porque o cenário internacional não ajuda, por causa da possibilidade de início de uma guerra, e o Congresso Nacional tem pela frente uma oportunidade de, com os governadores, os prefeitos, os partidos políticos e o Executivo, sob a direção do presidente Lula, tomar uma série de decisões ainda no primeiro semestre.”

O ministro da Casa Civil disse que o encontro de domingo foi uma visita política, pois o governo precisa de consenso na bancada paulista, considerada uma das mais importantes no Congresso. Questionado sobre a possibilidade de o encontro ter resultado no apoio de Alckmin, Dirceu respondeu que o governador tem deixado claro para o país o interesse comum em se fazer as reformas.

Palocci também ressaltou a importância de se aprovar as reformas ainda neste ano, mas, para isso, será necessário um consenso mínimo. “As mudanças são importantes para o país como um todo, inclusive todos os governadores estão tratando desse tema, porque os Estados têm interesses do ponto de vista social, econômico e de contas públicas”, afirmou.

Reivindicação – Além de discutir as questões políticas que envolvem a realização das reformas, o governador conversou com os ministros sobre temas que envolvem o Estado e que dependem da liberação de recursos do governo federal, como transportes. Alckmin reivindicou a participação da União para a conclusão de duas pontes que ligam São Paulo a Mato Grosso do Sul.

Segundo o governador, uma das pontes que passa sobre o rio Paraná e une os municípios de Panorama (SP) e Brasilândia (MS) está sendo construída com recursos do Estado e da União. A obra está com 75% dos trabalhos concluídos e depende de R$ 26 milhões do governo federal para ser finalizada. A outra ponte já tem mais de 50 anos e está apresentando alguns problemas.

Sobre o transporte ferroviário, foi discutida a necessidade de se criar um ferroanel para separar os trens de carga dos trens que transportam pessoas. As definições que devem ocorrer no setor elétrico e as dificuldades das empresas na área de energia também foram discutidas no encontro de domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;