Automóveis Titulo
Polo candidata-se a novo ‘brinquedo’ da classe média
Cristie Buchdid
Enviada ao Guarujá
23/04/2002 | 17:59
Compartilhar notícia


Produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, o novo Polo ingressa em um segmento do mercado ainda incipiente, o de compactos premium. No caso dos produtos da montadora alemã, tal segmento se localiza entre o Gol e o Golf. Para dar vida ao novo veículo, a fábrica da Volkswagen recebeu investimentos de R$ 2 bilhões para ser reformulada com uma linha informatizada e de conceito modular. A montagem do carro é feita por 400 robôs, com soldagem e checagem a laser.

O Polo deve estar disponível à venda a partir de maio na configuração hatchback de quatro portas, com duas opções de motorização: 1.6 e 2.0, as mesmas do Golf, fabricadas em São Carlos (SP).

Os carros com motor 1.6 8V apresentam potência máxima de 101 cv a 5,5 mil rpm e torque máximo de 14,3 kgfm a 3.250 rpm. O veículo acelera de zero a 100 km/h em 11,4 segundos e apresenta velocidade máxima de 180 km/h. Já o propulsor de 2.0 8V vem com potência de 116 cv a 5,2 mil rpm, e com torque máximo de 17,3 kgfm a 2,4 mil rpm. Com velocidade máxima de 198 km/h, o carro sai da imobilidade e atinge 100 km/h em 10,2 segundos.

Com injeção de combustível multiponto, os propulsores contam com acelerador inteligente E-Gas de acionamento eletrônico. O sistema é responsável por proporcionar uma aceleração suave, progressiva e respostas rápidas.

O bom desempenho do motor 1.6 deve-se em parte ao sistema de válvulas acionadas por balancins roletados (RSH), uma tecnologia capaz de diminuir o atrito entre as partes móveis do propulsor, otimizando o consumo. O melhor rendimento deve-se aos tuchos hidráulicos que eliminam folgas, diminuem o ruído e facilitam a refrigeração das câmaras. No motor 2.0, o destaque vai para a combinação do E-Gas com o elevado nível de torque em baixa rotação, o que resulta em retomadas ágeis.

A linha tem três versões de acabamento: 1.6 básico (R$ 28.990), 2.0 básico (R$ 32.990), 1.6 Comfortline (R$ 30.403), 2.0 Comfortline (R$ 33.837) e 2.0 Sportline (R$ 33.696). As versões Comfortline e Sportline vêm com computador de bordo.

O novo Polo – que foi apresentado em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha – faz parte de um projeto mundial da Volkswagen. O veículo está sendo produzido na Espanha, Eslováquia, China e, a partir de agosto deste ano, na África do Sul. Só no Brasil, devem ser produzidas neste ano 50 mil unidades, sendo 25% para exportação. O índice de nacionalização deve chegar a 90% até o fim do ano.

Um item de série interessante em todas as versões é a direção eletro-hidráulica progressiva acionada por motor elétrico em vez de correia. Suave em manobras e firme em altas velocidades, o sistema contribui para o menor consumo de combustível. Firmeza e maciez também são características da suspensão. Em relação aos freios, os veículos 2.0 vêm com discos nas quatro rodas; já o 1.6, com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. O ABS é opcional.

Graças às tecnologias, o Polo pode ser considerado inteligente. Quando os air bags são acionados, por exemplo, as portas se destravam, as luzes de advertência ficam piscando e a luz interna se acende.

O conta-giros vem com um display digital que alerta sobre a necessidade de trocar o óleo ou de ter um serviço de inspeção.

Dois sistemas de climatização equipam o Polo e controlam a entrada de impurezas no habitáculo. De série, o ar-condicionado Climatic ajusta a faixa de temperatura à velocidade do ventilador e direciona a ventilação.

Ficha Técnica

Modelo
Polo 1.6 8V

Motor
Dianteiro, transversal, a gasolina, com quatro cilindros em linha com cabeçote de alumínio, 8 válvulas, injeção eletrônica multiponto, acelerador eletrônico E-Gas e válvulas acionadas por balancins com roletes (RSH)
Cilindrada: 1.599 cc
Potência: 101 cv a 5,5 mil rpm
Torque: 14,3 kgfm a 3.250 rpm

Transmissão
Câmbio mecânico de cinco marchas

Dimensões
Comprimento: 3,897 m
Largura: 1,65 m
Altura: 1,484 m
Entre-eixos: 2,46 m

Direção
Eletro-hidráulica progressiva
Freios
Dianteiros: disco ventilado
Traseiro: tambor

Desempenho
Velocidade máxima: 180 km/h
Aceleração de zero a 100 km/h: 11,4 segundos

Consumo
Cidade: 11,9 km/litro
Estrada: 17,4 km/litro

Preço
R$ 28.990 (1.6 básico)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;