Economia Titulo Crise
Volks conversa com sindicato, que realiza assembleia hoje

Após manifestação que mobilizou cerca de 20 mil pessoas, paralisação pode chegar ao fim

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
14/01/2015 | 07:30
Compartilhar notícia


A greve dos cerca de 13 mil trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São Bernardo, que completou ontem oito dias, pode chegar ao fim hoje. A montadora chamou a entidade para reabrir as negociações após o protesto contra as 800 demissões anunciadas para fevereiro, que reuniu em torno de 20 mil pessoas na segunda-feira, conforme estimativas do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Participaram, além de empregados da Volks, profissionais da Mercedes-Benz, Ford, Scania e Karmann Guia.

O conteúdo da reunião, que teve início no fim da tarde e até o fechamento desta edição não tinha chegado ao fim, será compartilhado com os metalúrgicos da Volks hoje às 6h30.

“A Volkswagen do Brasil foi procurada por autoridades representantes dos governos federal, estadual e municipal no sentido de sindicato e empresa dialogarem sobre o momento da unidade Anchieta e seus desafios de competitividade frente ao cenário de mercado. Sempre aberta ao diálogo e na busca de uma solução balanceada, a companhia confirma que retomou nessa terça-feira (ontem) as reuniões com a entidade que representa os trabalhadores com vistas a estabelecer condições para um futuro sólido e sustentável para a unidade Anchieta”, informou, por nota, a companhia.

Caso tenha sido feita proposta e os trabalhadores a aprovem, além de as 800 demissões serem revertidas, a paralisação pode chegar ao fim. Durante os oito dias de greve deixaram de ser produzidos 8.100 veículos (descontando sábado e domingo).

A greve começou no dia 6, data em que os empregados da Volks retornariam das férias coletivas. O protesto se deve às 800 demissões, anunciadas por meio de telegramas enviados pela montadora às vésperas do Ano-Novo, orientando os trabalhadores a não retornarem aos seus postos de trabalho após o fim das férias. A montadora ofereceu a eles 30 dias de licença remunerada antes de realizar a homologação.

EM BRASÍLIA - O presidente do Sindicato, Rafael Marques, reuniu-se ontem, em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para entregar pauta trabalhista aprovada anteontem durante a passeata na Via Anchieta.

Marques ressalta que a criação do Programa Nacional de Proteção ao Emprego é considerada ponto principal das reivindicações. “É hora de intensificar a discussão desta proposta com o governo. Nos moldes do sistema alemão, o programa pode ajudar muito a dar conta de proteger o emprego em momentos como o que vivemos hoje”, reforça. A pauta inclui ainda a criação do programa de renovação da frota de caminhões e incentivos ao crédito.

Diante do anúncio da Volks em reabrir as negociações, conforme informou o sindicato, a reunião que aconteceria hoje, em Brasília, com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi cancelada. Segundo Marques, o ministério reafirmou sua posição para que não haja demissões na montadora e continua acompanhando o movimento e o processo de negociações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;