Economia Titulo
Edgar Morin: ONGs sao responsáveis por 'segunda globalizaçao'
Do Diário do Grande ABC
06/12/1999 | 16:53
Compartilhar notícia


O sociólogo francês Edgar Morin estimou que a reuniao de Seattle, "que deveria centrar-se no progresso irresistível da globalizaçao técnico-econômica", viu de fato o nascimento de um novo movimento de amplitude mundial: o das ONGs que passaram a exigir um controle cidadao da Organizaçao Mundial de Comércio, OMC.

Em artigo publicado no jornal Le Monde datado de terça-feira, intitulado `O século XXI começou em Seattle', Morin estima que "tomadas fragmentadas de consciência se reuniram em Seattle".

Morin explicou que já existiam "embrioes de cidadania terrestre em grupos como Médicos sem Fronteiras, Anistia Internacional, Greenpeace, Survival International", ou "resistências locais e dispersas aos OGM, organismos geneticamente modificados, à superindustrializaçao da agricultura e à invasao da comida de péssima qualidade".

Existiam também "resistências à homogeneizaçao mental e cultural"... e "tudo isso, que estava disperso, de repente se encontrou reunido", disse Morin para quem tal 'patriotismo terrestre' formará a "alma da segunda globalizaçao que poderá, talvez, domesticar a primeira e civilizar a Terra".

"A obediência cega à lógica" do lucro, denuncia Morin, representa "o maior perigo para nossa civilizaçao e mais ainda, uma ameaça global ao gênero humano: a arma nuclear, a manipulaçao genética, a degradaçao ecológica sao três filiais" da "tríade ciência/tecnologia/indústria".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;