Internacional Titulo
50 grávidas morrem por dia no Afeganistão, diz ONU
Do Diário OnLine
Com Agências
31/10/2002 | 15:09
Compartilhar notícia


A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou nesta quinta-feira que 50 mulheres morrem por dia no Afeganistão, por complicações relacionadas à gravidez. Entretanto, segundo a ONU, os problemas podiam ser prevenidos facilmente.

De acordo com a organização, medidas básicas, como o planejamento familiar e serviços mais profissionalizados, poderiam evitar as mortes. Os estudiosos da ONU alertam, no entanto, que os obstáculos econômicos e culturais impedem uma gravidez tranqüila.

O Afeganistão é um país preponderantemente machista, com uma pequena quantidade de médicos, principalmente mulheres. Por exemplo, em algumas partes do país, sobretudo no Sul e no Sudeste, questões morais proíbem que as mulheres sejam tratadas por homens.

O país contabiliza ainda as mais expressivas taxas de mortalidade infantil do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;