Internacional Titulo
Acordo EUA-Rússia prevê perigosa reciclagem de plutônio
Do Diário do Grande ABC
26/06/2000 | 12:23
Compartilhar notícia


A reciclagem do plutônio de uso militar nas centrais nucleares civis russas, prevista no acordo firmado pelos presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Bill Clinton, no último dia 4 em Moscou, é perigosa e pode ter conseqüências ``catastróficas', opinaram nesta segunda-feira especialistas russos.

Os reatores de tipo VVER-1000 nos quais deverá ser reciclado o plutônio foram concebidos em princípio para funcionar com urânio enriquecido. É perigoso alimentá-los com plutônio de uso militar, advertiram Vladimir Kuznetsov, diretor da ONG russa Fundo Chernobyl, e Vladimir Sliviak, da organizaçao Defesa Ecológica, ao apresentar um informe sobre o assunto em entrevista à imprensa.

O acordo firmado no último dia 4 em Moscou pelos presidentes russo e norte-americano, em seu primeiro encontro desde a chegada de Putin à presidência, prevê que os dois países voltem a utilizar 34 toneladas de plutônio militar cada um em suas respectivas centrais nucleares civis.

O custo dessa operaçao, de US$ 1,7 bilhao para a Rússia, e US$ 4 bilhoes para os Estados Unidos, será em parte financiado pelos ocidentais.

``O objetivo de Moscou era obter a maior quantidade de dinheiro possível', opinou Sliviak. Entretanto, segundo o especialista, as instalaçoes nucleares russas nao estao preparadas para levar por bom caminho a transformaçao e utilizaçao do plutônio militar em condiçoes de segurança satisfatórias.

O risco de contaminaçao em caso de acidente com plutônio é de 2,5 a 3 vezes maior do que com um combustível clássico, adiantou.

Somente no ano passado, foram registrados 840 casos de violaçoes de normas de segurança nas centrais nucleares russas, assinalou Kuznetsov.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;