Internacional Titulo
Atual presidente da Guiana é favorito em eleições
Das Agências
17/03/2001 | 17:43
Compartilhar notícia


O presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, apoiado pela maioria, é favorito para as eleições gerais desta segunda-feira, que também renovam o Parlamento, em meio a um clima de denúncias de erros na organização do pleito e de detenção de jornalistas da oposição.

De acordo com a última pesquisa, o atual presidente e candidato, Bharrat Jagdeo, sairia eleito na próxima votação com 53% dos votos. Essa cifra é bem acima do mais próximo adversário, o ex-presidente Desmond Hoyte, com 37%, enquanto o partido Progresista do Povo (PPP), no poder, obteria 34 das 65 cadeiras parlamentares.

A enquete, realizada pela Associação de Professores do Caribe e da América do Norte (Nacta) foi divulgada pela imprensa local.

Há denúncias de que houve falhas na entrega dos documentos de identificação para os 440 mil eleitores do país de um pouco menos de 800 mil habitantes, enquanto a oposição anuncia ter encontrado milhares desses papéis num depósito de lixo, no começo da semana.

Estas eleições serão realizadas com um ano de antecipação, depois de um acordo entre os partidos PPP e PNC em seguida às fortes críticas sobre fraude nas eleições de 1997, quando Janet Jagan saiu vitorioso, cedendo o poder em 1999 a Jagdeo, seu ministro das Finanças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;