Nacional Titulo
Lote de contraste iônico é interditado após morte em Campinas
Do Diário OnLine
Com Agências
02/09/2004 | 19:59
Compartilhar notícia


O Centro de Vigilância Sanitária Estadual informou, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira, que interditou em todo o Estado de São Paulo, o lote h151b do contraste iônico (Iotalamato de Meglumina injetável 60%) da marca Conrey, produzido pela empresa Mallinckrodt Incorporation e distribuído pela Mallinckrodt do Brasil.

A medida foi tomada logo depois da morte de uma pessoa que passou por uma tomografia computadorizada no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas. Outras três pessoas apresentaram reações graves que podem estar ligadas ao produto, que é utilizado na realização do exame.

O CVS (Centro de Vigilância Sanitária) estadual foi comunicado na tarde desta quarta-feira e, logo em seguido, enviou o aviso ao Diário Oficial do Estado. O Instituto Adolf Lutz está analisando amostras do produto para saber se há ligações entre os fatos.

Além de comunicar imediatamente as vigilâncias municipais, o CVS Estadual informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável por suspender o uso do produto em todo o território nacional.

O Centro de Vigilância Sanitária Estadual ainda determinou a suspensão da fabricação do filme de PVC da marca Magipack, produzido pelo fabricante Inproco. O produto apresentou teor de DI, uma substância que se utlizada acima do permitido pode causar câncer, conforme resolução da Anvisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;