Política Titulo
Serra critica FHC por não fazer reforma tributária
Do Diário OnLine
21/05/2002 | 15:11
Compartilhar notícia


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, criticou nesta terça-feira o presidente Fernando Henrique Cardoso por não ter feito a reforma tributária. Segundo ele, o governo pecou ao ouvir demais todos os setores da economia sobre as mudanças na aplicação de impostos. "Temos que aprovar a reforma independente de se contrariar esse ou aquele setor", afirmou.

Serra disse ser 'o candidato do governo e da mudança'. Para ele, é preciso manter as conquistas das gestões de Fernando Henrique Cardoso, mas mudar o que foi feito errado e fazer o que não foi realizado.

Em entrevista à Rádio CBN, Serra afirmou que vai manter os princípios econômicos do governo FHC, mas vai abaixar os juros para impulsionar o crescimento da economia. "Vamos manter os juros menores, é possível fazer isso de maneira responsável", defendeu.

Em relação ao crescimento econômico, Serra afirmou que as taxas médias de 2% registradas durante os anos de gestão de FHC foram influenciadas pela estabilidade e pelas crises externas, tanto na Rússia como no Sudeste Asiático. Ele evitou chamar o índice de crescimento de medíocre, mas o classificou de "modesto".

O pré-candidato tucano afirmou que vai lutar pelo reajuste salarial do funcionalismo público, que reclama não receber aumento de salário há sete anos. Segundo dados apresentados por Serra, cada 10% de reajuste aos servidores custa R$ 7 bilhões ao governo. O montante, segundo o ex-ministro, vai ocorrer acompanhando o crescimento da economia, ou seja, apenas quando crescer a arrecadação da União.

Quanto à escolha do vice-candidato em sua chapa, Serra confirmou que a definição está entre os nomes da deputada Rita Camata (ES) e o deputado Pedro Simon (RS). "Caberá ao PMDB a decisão final", afirmou, evitando comentar qual dos dois seria seu preferido.

Quando questionado qual seria seu principal defeito, Serra afirmou que é a impaciência, principalmente 'em relação à lentidão das coisas'. "Gosto de fazer as coisas depressa", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;