Cultura & Lazer Titulo
Artista plástica colabora com novo parque em Sto.André
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
21/10/2003 | 18:49
Compartilhar notícia


Se a chuva não interferir no cronograma das obras, o 2º Subdistrito de Santo André ganhará até o fim do ano uma nova praça Waldemar Soares, mais conhecida como praça do Bonfim, no Parque das Nações. O projeto de requalificação urbana do espaço, assinado pela arquiteta da Prefeitura Vanessa Bello, conta, por exemplo, com a troca do piso, nova iluminação e reforma do prédio da Biblioteca Cecília Meireles. Uma atraente iniciativa que contribuirá com a nova identidade do local é a instalação de um trabalho desenvolvido pela artista plástica andreense Sandra Cinto, importante nome do cenário nacional da arte contemporânea.

Sandra esteve na segunda-feira ao longo de praticamente todo o dia em Santo André para dar prosseguimento à elaboração de sua obra – a reportagem do Diário a acompanhou. Ela passou primeiro pelo Paço Municipal, onde se reuniu com o secretário de Cultura, Acylino Bellisomi, e seu assistente, Eduardo Gonçalves, além de Paula Caetano, responsável pela Casa do Olhar e por iniciativas na cidade referentes à arte contemporânea.

Depois, em companhia de Paula e de Vanessa, Sandra encontrou-se com o arquiteto Adriano Aristides Rodrigues, responsável pela Gerência de Pré-Fabricados do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), que auxiliará a artista na parte técnica de confecção e posterior manutenção do trabalho.

Esta será a segunda obra pública da carreira de Sandra. A primeira, datada de 2001, fica ao lado da unidade paulistana do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

O projeto dela para a praça andreense une qualidades estéticas e funcionalidade: será um parque de diversões, dividido em duas partes (nas laterais da biblioteca). “Utilizarei referências já presentes em minha produção plástica”, disse a artista.

Segundo a arquiteta Vanessa, na concepção do projeto de requalificação da praça foi prio-rizado o resgate do espaço público como local de encontro de pessoas. “Para resgatar sua identidade cultural, imaginei que poderia haver obras de arte com características de equipamentos de lazer, como brinquedos. Solicitei então a ajuda da Paula, que indicou a Sandra”, afirmou.

Vanessa disse também que a reforma da praça foi determinada por meio do Orçamento Participativo. “Representantes da comunidade decidiram pela requalificação do local”.

Sandra montará os espaços com esculturas em grandes formatos e brinquedos tradicionais utilizados em parques urbanos, nos quais realizará interferências, entre outros elementos. “As obras tridimensionais são alongadas, como peças de xadrez. São surreais: lembram obras de Magritte, Morandi e De Chirico”, disse.

O local destinado ao trabalho, segundo Sandra, é muito especial para ela. “Eu nasci e fui criada no Jardim Ana Maria (próximo ao espaço onde será instalada a obra), bairro onde meus pais moram e onde estou todos os fins de semana. Na praça, freqüentava a biblioteca para fazer trabalhos escolares e também as festas juninas promovidas pela igreja (Senhor do Bonfim)”.

Exposição – Outro acontecimento que envolverá Sandra e Santo André é a realização de uma exposição individual no Salão de Exposições do Paço Municipal, ainda sem data definida. Será uma remontagem da mostra apresentada entre agosto e o início deste mês no Museu de Arte da Pampulha, em Minas Gerais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;