Economia Titulo Tributos
Governo aumenta IPI de carros novos

Concessionárias repassarão o incremento
tributário nos preços de seus veículos zero

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
01/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O governo federal elevou hoje as alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros 1.0, de 3% para 7%, entre 1.0 e 2.0, de 9% para 11%, e com motorização mais potente, de 10% a 13%. Por isso, o consumidor encontrará dificuldades em encontrar veículos novos sem o repasse do reajuste, avaliou o presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos no Estado de São Paulo, Octavio Vallejo.
 

O representante dos vendedores explicou que ficará a critério de cada empresário repassar imediatamente o reajuste do IPI nos seus preços. “No meu ponto de vista, eles já devem repassar”, opinou Vallejo.

No entanto, o representante das concessionárias lembrou que o setor está com estoque elevado. “São 42 dois dias de estoque (tempo que levaria para vender, em ritmo médio, todos os carros parados nos pátios e lojas). É um número pesado para carregar.”

A reversão da desoneração vai de acordo com os sinais dados pelo governo federal sobre a mudança na política econômica do País. É esperado um aperto fiscal para 2015, tanto pelo lado da arrecadação, que necessariamente exigiria maior carga tributária, como pela redução dos custos da administração pública federal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;