Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Ano de 2015 no azul

Chegamos novamente ao fim do ano. Período de festas, confraternizações, férias e presentes.

Do Diário do Grande ABC
20/12/2014 | 09:32
Compartilhar notícia


Chegamos novamente ao fim do ano. Período de festas, confraternizações, férias e presentes. Ou seja, época de muitas alegrias, mas também de tentações! Em situações como essas, até achamos que faremos boas escolhas para nós e para nossa família, mas, na prática, frente a tantas opções, a maioria de nós faz mais escolhas por impulso do que planejadas.

A primeira dica é: tenha calma nessa hora! Antes de sair gastando o dinheiro do 13º salário, pare e pense, pois planejar o uso desse dinheiro pode fazer grande diferença para você. O melhor é fazer o orçamento dos próximos três meses, já que os gastos nesse período, por conta de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo, são normalmente diferentes dos outros meses do ano. Ninguém quer passar 2015 pagando os gastos do fim do ano, certo?

Para quem tem dívidas bom caminho é usar o 13º para quitá-las ou, pelo menos, pagar parte delas. E para aqueles que não têm dívidas, a dica muito importante é: pague-se primeiro! ‘Compre dinheiro’ de presente de Natal para você! Inicie uma reserva para realizar seus objetivos, pois o ano que vem começa agora.

Faça a seguinte reflexão: estou satisfeito com a forma como usei o meu dinheiro em 2014? Quero fazer da mesma forma em 2015? Se você quer melhorar a maneira como você usa o seu dinheiro, aproveite a virada de ano para fazer essa mudança. Não deixe que esse desejo fique apenas no papel. Quanto por mês você vai precisar para colocar o plano em prática? Por exemplo, quanto custa a mensalidade da academia ou do curso de inglês? Inclua os seus sonhos no orçamento, sejam eles de curto, médio ou longo prazos, para que possam virar realidade.

Não se esqueça de guardar na poupança parte do dinheiro para eventual emergência ou, se já estiver preparado para possíveis imprevistos, aplique num fundo de investimento que tenha o seu perfil.

Cuidar bem do dinheiro faz a diferença entre somente sonhar e, de fato, colocar em prática os planos que você tem para sua vida. Só o fato de fazer o planejamento e incluir os objetivos no orçamento já ajuda as pessoas a fazerem melhores escolhas não só com o dinheiro. O esforço se espalha de forma positiva em diversos campos das nossas vidas: saúde, trabalho, estudo, família...
Ao alterar pequenos hábitos conseguimos alcançar inúmeras conquistas que sequer havíamos previsto. Então, assuma o protagonismo da sua vida! Agora é o melhor momento para se planejar, começar 2015 com o pé direito e colocar em prática as mudanças que você quer conquistar</CW>.

Denise Hills é superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco.


Palavra do leitor

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santo André), Aipan ABC; Antonio Carlos Henriques; Manuel Franco Melim; Editora Planeta; Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano); Victor Keihan Rodrigues Matsudo; PR Newswire; Larissa Nalin; Pluricom; Paulo Panossian; Fiorde Logística Internacional; Adelto Gonçalves; ADS Comunicação Corporativa; Banco Luso Brasileiro; João Luis Garcia; Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores); Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças).

Comparação
Como leitor assíduo deste Diário, nesta coluna Palavra do Leitor tenho acompanhado o senhor Vanderlei A. Retondo, que com frequência colabora escrevendo suas ideias. Independentemente de concordar ou não com ele, sempre o respeitei, pois respeito é um dos princípios que aprendi no berço e faço questão de preservá-lo. Só que tem alguns limites que também precisam ser preservados, caso contrário pode parecer que comungamos dos mesmos pensamentos, o que não é verdade. Quando ele, no intuito de defender a Petrobras de tudo que lá está acontecendo, fez esdrúxula comparação perde todo o respeito (Ora, ora, ora!, dia 16). Dizer que a ‘deputada Maria do Rosário, aquela que se diz contra os estupros ajudou a estuprar a Petrobras’, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Pelo amor de Deus, Vanderlei, o senhor foi no mínimo infeliz.
José Alencar Marcon
Santo André

Da Matriz
A cada semana está ficando mais insuportável a situação das noites de terças-feiras na Praça da Matriz, em São Bernardo. A Prefeitura faz vista grossa para bando de jovens entoando palavrões e palavras de ordem contra o governo e a polícia em tom de hip hop. Alto consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Todos os prédios no entorno foram pichados. Ligar para a Polícia Militar ou para a Guarda Civil Municipal é perda de tempo. Reclamar com a Promotoria da Criança e Adolescente do Ministério Público Estadual também. Podemos apenas rezar para que esses dois anos que faltam para a ‘petralhada’ cair fora passem rápido. Assinado: moradores das ruas no entorno da Praça da Matriz.
Moyses Cheid Junior
São Bernardo

Qualquer um...
Como morador e filho de Mauá, gostaria de saber a qual secretaria deveria me reportar e solicitar colocação de lombadas, valetas, redutor de velocidade, radar eletrônico ou qualquer outro tipo de obstáculo para controlar o excesso de velocidade na Avenida Queiroz Pedroso, onde durante o dia os motoristas abusam e, à noite e madrugada, vira loucura. Essa via tem quase 700 metros de reta, virando pista de corrida. Solicito essa informação, porque o ofício foi enviado e protocolado dia 12 de setembro na Secretaria de Mobilidade Urbana, mas até o momento não apareceu ninguém para verificar o local e dar solução ou sugestões a fim de evitar sérios acidentes. Porque depois não adianta ficar procurando culpados pelo acontecido. Ou seja, o pai da criança.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá

EUA e Cuba
Quando uma democracia (com liberdades) reata relações diplomáticas com uma ditadura (sem liberdades), será que haverá respeito e transparências?
Tânia Tavares
Capital

Cumplicidade
Define-se cumplicidade a conivência em algum ato ilegal. Quem desempenha o papel de cúmplice tem conhecimento ou participação no delito ou infração que foi ou continua a ser cometida. Juridicamente, indivíduo que foi cúmplice em algum ato criminoso pode ser julgado pelo seu envolvimento e parceria na execução do ato. Que isso sirva de reflexão para aqueles que apoiam e defendem a quadrilha instalada em Brasília.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Pacto
Durante diplomação, a presidente Dilma Rousseff propôs ‘pacto nacional contra a corrupção’. É o mesmo que sair correndo e gritando ‘pega ladrão’, quando 3% de todos os contratos – investigação da Operação Lava Jato –, da Petrobras eram desviados para a base aliada do seu governo, com PT, PMDB e PP.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;