Nacional Titulo
Transferência de presos acaba com rebelião no RJ
Do Diário OnLine
29/12/2001 | 20:16
Compartilhar notícia


A rebelião dos cerca de 600 detentos da Casa de Custódia Muniz Sodré, em Bangu, na zona Oeste do Rio de Janeiro, acabou por volta das 19h deste sábado, com a transferência de 58 presidiários. O motim começou por volta das 20h30 de sexta-feira, com uma tentativa frustrada de fuga, e sete agentes penitenciários foram feitos reféns. Todos foram libertados e a situação foi normalizada logo depois das transferências.

O diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), tenente-coronel Reginaldo Alves de Pinho, e o secretário de Direitos Humanos, João Luiz Pinaud, foram os negociadores da rebelião. A pedido dos amotinados, a imprensa chegou a entrar no presídio para registrar cenas da rebelião.

O motim foi comandado por presos que diziam ser membros do Comando Vermelho. Eles exigiam a transferência de 58 detentos que seriam do Terceiro Comando, facção rival do CV. Quinze foram deslocados para a Penitenciária Esmeraldino Bandeira. Os 43 restantes foram levados para o Presídio Ari Franco, na Água Santa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;