Política Titulo
Datafolha: Dilma larga com 48%; Serra acumula 41%
Do Diário do Grande ABC
10/10/2010 | 07:52
Compartilhar notícia


A primeira pesquisa de intenção de voto realizada neste segundo turno da campanha presidencial mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com vantagem de sete pontos percentuais sobre o seu adversário na disputa, José Serra (PSDB).

O mais recente levantamento realizado pelo Datafolha mostra a petista com 48%, enquanto o tucano figura com 41%. Considerando somente os votos válidos, a petista soma 54%, contra 46% do tucano.

A última mostra do instituto no primeiro turno, divulgada no dia 2, apontava Dilma com 52% e Serra com 40% em cenário de segundo turno. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S.Paulo.

O total de votos brancos e nulos somou 4% e o dos eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar ficou em 7%. A pesquisa Datafolha foi realizada no dia 8 e ouviu 3.265 eleitores em 201 cidades. A margem de erro é de dois pontos. Os candidatos não comentaram os números.

CAUSA
A queda da diferença da vantagem de Dilma sobre Serra, considerando os 14 pontos que a ex-ministra obteve de frente no primeiro turno, pode ter sido impactada principalmente pela polêmica sobre o aborto.

Em São Paulo, Dilma reforçou estratégia para cessar os estragos causados pelo tema à sua campanha e afirmou que há tentativa deliberada de criar confusão e construir a discussão eleitoral em torno de divergências religiosas.

"Há processo nesta eleição que contraria tudo o que o Brasil construiu ao longo dos seus mais de 500 anos.Somos um País que nunca teve conflito religioso. Criar contradição religiosa onde não existe é criar clima de divisão do País."

Na visão da candidata, a "tentativa de nortear o debate eleitoral por divergências religiosas não honra a tradição da democracia brasileira". Segundo ela, com menor número de candidatos, será possível saber a origem de discursos difamatórios. "Antes tínhamos dez candidatos e não sabíamos de onde vinha. Daqui para frente só haverá dois. Se continuar essa rede de boatos e intrigas só pode vir do nosso adversário", afirmou.

Dilma ressaltou, ainda, que tem certeza que o Estado é laico e que é obrigado a respeitar todas as diversidades culturais e religiosas do País. "Tão importante quanto a liberdade de opinião e de imprensa, é a liberdade de crença e religião", destacou. Dilma visitou ontem a instituição filantrópica Amparo Maternal, na Vila Mariana, em São Paulo.

O objetivo da visita, segundo a candidata, foi conhecer o trabalho da maternidade para replicá-lo em sua proposta de criação da chamada Rede Cegonha, que terá por objetivo oferecer assistência médica a mulheres grávidas que estão desamparadas.

NADA A DECLARAR
Em Santa Catarina, José Serra foi questionado sobre os números da pesquisa Datafolha, mas preferiu não avaliar os resultados. "Eu não comento pesquisas", esquivou-se.

O candidato teve encontro político com integrantes catarinenses do PP e participou do segundo desfile da 27ª Oktoberfest, a festa da cultura alemã realizada em Blumenau até o dia 24.

O presidenciável aproveitou a Oktoberfest para se aproximar dos eleitores catarinenses e dos turistas de todo o País que visitam Blumenau neste fim de semana. Serra chegou ao centro da cidade por volta das 16h30 para desfilar na Centopéia do Chope. Ele percorreu a Rua XV de Novembro na tradicional alegoria da festa alemã de Blumenau durante quase uma hora, acompanhado de lideranças políticas de Santa Catarina, como o governador Leonel Pavan (PSDB) e o deputado federal Paulo Bornhausen (DEM).

Diferente dos demais políticos, o candidato do PSDB dispensou o traje alemão para o desfile, mas usou um chapéu típico da Oktoberfest. "Há muito tempo que eu não participava de uma festa tão alegre", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;