Economia Titulo
Bovespa recupera ganhos e fecha em alta de 2,57%
Do Diário OnLine
26/03/2004 | 19:55
Compartilhar notícia


A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) encerrou os negócios desta sexta-feira em alta de 2,57%, com o índice Ibovespa aos 21.541 pontos e volume financeiro de R$ 1,148 bilhão. O dia foi de recuperação no mercado de ações. No entanto, o mercado acionário paulista fecha a semana com queda acumulada de 3,23%, devido os rumores negativos no cenário político e as notícias internacionais sobre terrorismos.

A tensão global apareceu, no início da semana, com o assassinato do líder espiritual e fundador do Hamas, Ahmed Yassin, pelo Exército de Israel. Pouco depois da morte, grupos extremistas islâmicos prometeram vingança contra Israel e os Estados Unidos, o que fez a bolsa paulista despencar.

Outro fator que levou pessimismo aos investidores e ao mercado cambiário durante a semana foi os problemas que o governo vem enfrentando com as divergências entre ministros e com o caso envolvendo Waldomiro Diniz, ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, colaboraram para o resultado negativo. Na quarta-feira, boatos sobre um possível afastamento do ministro da Casa Civil, José Dirceu, influenciaram nas negociações.

Nesta sexta, pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) mostra que a aprovação à administração federal caiu de 66% em dezembro para 54% em março, enquanto o índice daqueles que desaprovam subiu de 25% para 39%.

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, as altas mais significativas ficaram com a Eletropaulo PN (12,1%) e Celesc PNB (7,9%). A única queda registrada nesta sexta foi das ações ordinárias da Telemar (0,3%).

Títulos - Acompanhando os resultado positivo da Bovespa, o risco-país encerrou os negócios com queda de 2,56%, para os 569 pontos-base. Quanto menor é a taxa, melhor é a perspectiva do mercado estrangeiro com relação à capacidade de o Brasil honrar suas dívidas. Já o C-Bond (principal título da dívida brasileira) registrou desvalorização de 0,06%, cotado a 96,62% do seu valor de face.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;