Política Titulo Falhas no sistema
Morando presidirá CPI da telefonia

Deputado estadual diz que prioridade é buscar soluções para serviço de celulares no Estado

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/12/2014 | 07:26
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, vai presidir a CPI da telefonia móvel instalada oficialmente na semana passada na Assembleia Legislativa. O objetivo, segundo o tucano, é apurar motivos pelas falhas constantes no serviço prestado no Estado e apontar soluções para melhorias no setor.

Reunião do grupo será realizada na quarta-feira e Morando projeta receber lista dos últimos cinco anos formulada pelo Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) sobre reclamação dos serviços prestados no País. “Em 2013 as líderes de queixa, segundo o Procon, eram empresas de telefonia, à frente dos bancos. Em contrapartida, elas oferecem o serviço mais caro de ligação do mundo. É uma ponta que não fecha”, argumentou o tucano.

O vice-presidente da comissão é André do Prado (PR), enquanto a relatoria ficará sob responsabilidade de Roberto Morais (PPS). Também integram o bloco Roberto Massafera (PSDB), Alencar Santana (PT), João Paulo Rillo (PT), Chico Sardelli (PV), Luciano Batista (PTB) e Ed Thomas (PSB).

“Mais do que aplicar sanções, o objetivo é discutir soluções. Se você viaja a Buenos Aires e aciona a operadora de lá, consegue constatar diferença grande na qualidade das ligações”, relatou Morando.

A CPI da telefonia móvel tem prazo de 120 dias, prorrogáveis. Entre as sanções máximas está a possibilidade de indiciamento criminal do investigado, caso haja elementos comprobatórios de ilegalidade. Também é aberta a chance de quebra de sigilos fiscal e bancário de envolvidos – algo que Morando já adiantou que dificilmente acontecerá nos trabalhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;