Economia Titulo Veículo zero
Indústria automobilística deve registrar recuperação só em 2016
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/12/2014 | 07:38
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Depois de um ano difícil, em que o setor deve cair cerca de 10% em relação aos números de 2013, a indústria automobilística brasileira deverá ter em 2015 vendas no mesmo nível de 2014, com recuperação do mercado nacional só em 2016. Essa é a expectativa do presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, que participou de tradicional almoço de fim de ano com a imprensa em São Paulo. Segundo o executivo, apesar das dificuldades do segmento, a empresa segue investindo. A companhia mantém plano de aportar R$ 4,5 bilhões no País entre 2011 e 2015. 

 O vice-presidente da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, destaca que ainda há desafios, como o crédito bancário, que continua seletivo. “E a subida da taxa de juros não ajuda o nosso setor”, afirma. 

 Ainda segundo Golfarb, a empresa trabalha com a expectativa de que o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) voltará ao patamar normal – no caso dos carros com motor 1.0 litro, a alíquota subirá de 3% para 7% – a partir de janeiro. Apesar desse cenário, o vice-presidente da companhia assinala que é necessário um ajuste fiscal no País. 

 A montadora também avalia que a taxa de juros do PSI-Finame, linha de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), voltada para a compra financiada de caminhões, deve subir no ano que vem. Atualmente está em 6% ao ano. 

 Para o diretor de operações de caminhões da Ford, Guy Rodriguez, se subir dois pontos percentuais, ainda assim será interessante para que o segmento consiga efetivar vendas financiadas. Essa categoria de veículo deve amargar, neste ano, queda de 13%, como reflexo da fraca atividade econômica do País. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;