Política Titulo Ocorre amanhã
Ribeirão e Rio Grande definem mesa diretora

Municípios serão os primeiros da região a escolher novo comando das Câmaras para o próximo biênio

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
02/12/2014 | 07:38
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vereadores de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra definem amanhã os novos presidentes das Câmaras para o próximo biênio (2015-2016). As cidades serão as primeiras do Grande ABC a realizar eleição da nova mesa diretora, o que deve ocorrer até o fim do mês nos demais Parlamentos.

Em Ribeirão, o atual comandante do Legislativo, Edson Savietto, o Banha (PDT), desponta como favorito. O pedetista necessita de apoio de nove dos 17 parlamentares para abocanhar a reeleição. O vereador Rubens Fernandes da Silva, o Rubão (PMDB), se movimenta para emplacar triunfo sobre Banha. A boa relação que ambos têm com o prefeito Saulo Benevides (PMDB) pode ser diferencial na disputa. O chefe do Executivo, no entanto, garantiu que não interferirá no páreo.

Mesmo com a possível vitória de Banha, cogita-se que os demais postos devem ser renovados. Atualmente, o vereador José Nelson da Paixão (PPS) ocupa a vice-presidência, Gabriel Roncon (PR) é o primeiro secretário, Renato Foresto (PT) e Cléo Meira (PTN) são segundo e terceira secretários.

Já em Rio Grande da Serra, o atual presidente, Edvaldo Guerra (PV), não disputará a reeleição e ameaça apoiar a oposição, que ensaia lançar o vereador Benedito Araújo (PT) como candidato.

Por outro lado, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) deixou a base aliada descontente ao escolher o governista João Batista Dias, o João Mineiro (PTB), como nome da situação na disputa pela mesa diretora. O líder do governo, Waldemar Perillo (PSDB), vinha disputando internamente a bênção do prefeito. O tucano está no seu sexto mandato e já ocupou a presidência da Casa, diferentemente da maioria dos parlamentares estreantes.

ESTRATÉGICO
A escolha da mesa diretora tem agitado os ânimos das Câmaras da região. Com exceção do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), todos os chefes dos Paços da região tentarão reeleição em 2016, o que torna os comandos dos Legislativos ainda mais importantes aos olhos dos governistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;