Cultura & Lazer Titulo
Morre o historiador Raul Hilberg, especialista em Holocausto
Da AFP
06/08/2007 | 17:10
Compartilhar notícia


O historiador americano Raul Hilberg, especialista do Holocausto, faleceu no sábado aos 81 anos em Burlington, Estado de Vermont (Estados Unidos).

Hilberg foi o autor de "A destruição dos judeus na Europa", uma obra de referência sobre a barbárie nazista, atualizada ao longo de 40 anos.

Nascido em junho de 1926 em Viena, Hilberg emigrou aos 13 anos para os Estados Unidos para fugir da perseguição nazista após a anexação da Áustria pela Alemanha. Aos 18 anos, combateu na Segunda Guerra Mundial nas fileiras do Exército americano na Europa.

Em 1955, apresentou sua tese universitária "A destruição dos judeus na Europa", que seria publicada em 1961 por uma pequena editoria de Chicago. A obra, que se baseava essencialmente em fontes alemãs, suscitou então as reservas de uma parte da comunidade judaica americana.

Hilberg ressalta, por exemplo, a fraca resistência das populações judaicas às perseguições.

Uma segunda edição amplamente modificada foi publicada nos Estados Unidos em 1985, e nessa mesma década a obra chegou a vários países europeus. A abertura dos arquivos soviéticos a partir de 1990 permitiu a ele enriquecer seu trabalho, cuja terceira edição chegou às livrarias americanas em 2003.

Hilberg é também autor de várias outras obras consagradas sobre o Holocausto, como "Executores, vítimas, testemunhas" (1994), "A política da memória" (1996) e "Holocausto: as fontes da história" (2001).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;