Esportes Titulo
Arbitro promete humildade, dignidade e seriedade
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 18:12
Compartilhar notícia


Escolhido pela segunda vez consecutiva para apitar afinal do Campeonato Brasileiro, o arbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon, promete 'humildade, dignidade e seriedade' na conduçao da partida. Simon, de 34 anos, adiantou que nao abrirá mao de seu papel de disciplinador, porém sem confundir a imposiçao da autoridade com a humilhaçao do outro. "Jamais coloquei dedo em riste na cara de qualquer jogador" reiterou nesta terça-feira ao comentar sua indicaçao para apitar Corinthians x Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, no Morumbi.

Simon definiu sua presença no jogo como "uma grande honra". Conhecido pela ponderaçao e equilíbrio, o árbitro diz nao acreditar em confusoes caso o centroavante Luizao, do Corinthians - expulso no fim da segunda partida, após agredir ao lateral Mancini - seja escalado nesta quarta, beneficiado por um eventual efeito suspensivo da pena. "Sao colegas de profissao. Dentro do gramado, deve haver respeito de um profissional pelo outro", reparou Simon.

A escolha do árbitro da final decepcionou Cláudio Cerdeira, que, completando 45 anos e prestes a encerrar a carreira, esperava conduzir a decisao. Mas nao surpreendeu o gaúcho. "Sempre batalhei com o objetivo de estar na final e esperava ser lembrado", explicou Simon. Ele acha que o bom desempenho na decisao do ano passado favoreceu seu nome. "Fui nota 10, segundo vocês, da imprensa, disseram", recordou.

Simon soma 15 anos de arbitragem, ganhou experiência em clássicos regionais - neste ano apitou finais em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhao. É o nome mais freqüentemente indicado para os clássicos gaúchos entre Internacional e Grêmio, jogos de difícil controle. "Em maio deste ano, fui escolhido o melhor arbitro do sul-americano sub-20, em Mar del Plata", lembrou. Arbitro da Fifa, ele também esteve no mundial sub-20, , em abril, na Nigéria.

Cuidadoso com a forma física, Simon emprega "três a quatro horas do dia" em exercícios. Pratica corrida, alongamento, nataçao e musculaçao. Ao bom preparo, acrescenta a disciplina, como "filosofia de trabalho". Na sua imagem, a "marca registrada", como admite, é o cabelo caprichosamente assentado com gel, que só usa assim quando está em campo. "Eu nao revelo a receita", brincou. "É algo que ficou dos tempos em que tinha uma vasta cabeleira". "Coloquei uma vez, ficou bem e mantive" resumiu. Pai de quatro filhos - o mais moço com um ano e dez meses e o mais velho com 17 anos - Simon é jornalista formado pela PUC/R, em 1993.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;